Outubro Rosa: Ufal divulga programação especial

Evento será realizado na próxima terça-feira, a partir das 14h, no auditório da Reitoria

14/10/2014 19h38 - Atualizado em 21/10/2014 às 08h00

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove, na próxima terça-feira, 21, uma programação especial dedicada a campanha Outubro Rosa. O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado no auditório Nabuco Lopes, localizado no prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió e tem abertura prevista para às 14h com a participação do reitor Eurico Lôbo e da vice-reitora Rachel Rocha.

Após a solenidade de abertura, será ministrada uma palestra com o tema Formas de prevenção e detecção precoce do câncer pela médica Marta Vasconcelos do Hospital Universitário (HU). Em seguida, o evento traz uma palestra com a nutricionista Mariana Melro, que irá falar sobre Alimentação saudável e adequada para qualidade de vida e prevenção de doenças.

Este ano, o tema da campanha é voltado para a fiscalização da Lei 12.732/12, que determina que pacientes com câncer devem iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. E na programação da Ufal, a partir das 14h, haverá uma palestra da Rede Feminina de Combate ao Câncer sobre como dar inicio ao tratamento na rede pública conforme previsto na Lei e sobre o trabalho voluntário que é desenvolvido pela Rede.

Ainda como parte da programação especial, o Núcleo de Saúde Pública (Nusp) irá proporcionar, das 16h às 18h, aos participantes do evento um momento de relaxamento e lazer, oferecendo massagens, reiki, reflexologia, aferição da pressão arterial e outros cuidados. Haverá, também, uma oficina de Sucoterapia que tem como objetivo ensinar aos participantes o preparo de sucos saudáveis, ricos em vitaminas antioxidantes (A, E e C) e que irão auxiliar na melhora dos efeitos colaterais associados a quimioterapia.

A oficina busca otimizar o tratamento quimioterápico e radioterápico por meio da alimentação e será ministrada pelos integrantes do projeto Belezaterapia, que tem por objetivo realizar ações de promoção da saúde para pessoas do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário (HU), além de promover uma reflexão sobre o processo de tratamento e suas perspectivas, potencializar habilidades e recursos pessoais e promover integração da tríade paciente-acompanhante-equipe.

De acordo com Janaina Alves, relações públicas da Ufal e coordenadora do evento, a Universidade tem um papel de atuação social muito grande e essa campanha é uma demanda da sociedade, que precisa de informação. “Enquanto agente formador, a Ufal pode endossar esse discurso quanto à prevenção do câncer de mama que ainda mata muitas mulheres pela simples falta de informação. Nossa intenção é fazer com que as informações repassadas sejam replicadas para seus amigos e familiares e, aí sim, a gente pode conseguir aumentar essa corrente do bem ainda mais”, explica.

Leia mais em: Ufal participa do Outubro Rosa.