Biblioteca Central recebe exposição Homens da Fé

Abertura será na próxima terça-feira e segue até o dia 7 de novembro

17/10/2014 17h01

Redação Ascom

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas recebe, entre os dias 21 de outubro e 7 de novembro, uma exposição intitulada Homens da Fé, com um total de 20 fotos do professor de Canto da Ufal, Eduardo Xavier. A abertura será já nesta terça-feira, a partir das 17h, no saguão da Biblioteca, situada no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A exposição Homens na Fé volta o olhar para a força e a determinação do homem da Amazônia e de todas as partes do Brasil numa das mais impressionantes manifestações de fé do mundo: o Círio de Nazaré. Envolvidos num intenso clima místico e abraçados pelo calor tropical da Belém do Grão Pará, milhões de fiéis se arrastam, quase rastejando e agarrados a uma grossa corda que puxa o andor da padroeira da Amazônia: Nossa Senhora de Nazaré.

O desafio é sobre-humano. Vencer uns poucos quilômetros a uma altíssima temperatura, cantando, vibrando, gritando e indo avante, sempre avante rumo à Basílica Mater é o mais do que emocionante e impressionante espetáculo de fé jamais presenciado por mim. Mais do que voltar meu olhar às mulheres, aquelas que se jogam às coisas da religião sem pudores, a exposição quer explorar a presença do homem tido como mais tímido e distante das coisas do espírito. No Círio de Nazaré eles não se intimidam e, por conseguinte, desarmam-se diante de tanta demostração de fé e piedade”, diz o professor.

Segundo ele, são mais de duzentos anos de história e a cada segundo domingo de outubro, milhões de paraenses e não paraenses se irmanam numa só festa para comemorar aquela que deitou em seus braços a figura mais sublime nascida entre nós, Jesus. “E isso é claramente demonstrado no Círio de Nazaré, pois é religião, pois é fé, independente do credo de quem vê essas fotografias. É impossível não se sensibilizar com os romeiros e penitentes que, agradecidos, choram e riem, suam e penam, desfalecem e se soerguem e vão em frente. A religião, todas, tem os seus mistérios. E o Círio manifesta-o para nós”, conclui.

Exposição: Homens na Fé

Fotos: Eduardo Xavier

Local: Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Período: de 21 de outubro a 07 de novembro

Abertura: 17h

Informações: (82) 9624-6181 (Washington da Anunciação – Curador) e 3214-1461 (Biblioteca)