Maternidade do HU suspende atendimento

O motivo é a superlotação, uma das mais intensas dos últimos anos

18/08/2014 16h10 - Atualizado em 19/08/2014 às 15h28

Ascom HU

A maternidade do Hospital Universitário fechou na manhã desta segunda-feira (18) por impossibilidade de atendimento, já que registra uma das mais intensas superlotação dos últimos anos. Todos os leitos estão ocupados e as gestantes do setor de Pré-parto, que aguardam o momento de dar à luz estão alojadas em poltronas, macas e colchões no chão do corredor. A sala de triagem – onde os médicos obstetras fazem o exame na gestante e autoriza o internamento, também está ocupada por pacientes.

O setor, que possui 12 leitos, registra hoje 33 gestantes internadas. Desde que a Maternidade Escola Santa Mônica foi transferida para o HU e a rede SUS perdeu os 60 leitos da maternidade-escola, esta é a situação mais crítica de superlotação no HU.

Não há previsão para reabertura do serviço, segundo informam os médicos plantonistas. Eles estão orientando aos familiares e usuárias que procuram o Hospital Unviersitário nesta manhã para que que recorram a outras maternidades. O CORA já foi comunidado sobre a situação de superlotação na maternidade e a impossibilidade de atendimentos nessas condições.