Debate sobre História Colonial reúne pesquisadores no Caiite 2014

Cultura, escravidão e poder na expansão Ultramarina compõem o tema do evento

20/08/2014 11h31 - Atualizado em 20/08/2014 às 11h34
Abertura foi com a pesquisadora portuguesa Maria Beatriz Marques

Diana Monteiro - jornalista

A palestra  da professora Maria Beatriz Marques Nizza da Silva, marcou a abertura do 5º Encontro Internacional de História Colonial Internacional de História Colonial (EIHC), cujo tema central é Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina, séculos 16 ao 19. Maria Beatriz, professora da Universidade de São Paulo (USP) e renomada pesquisadora da área, falou sobre Limite da Cultura Ilustrada Luso-Brasileira.

Ao presidir a solenidade de abertura a vice-reitora Rachel Rocha saudou os presentes disse do prazer para a Universidade Federal de Alagoas em sediar um evento de tanta repercussão em um pedacinho colonial, que é o Estado. Integraram também a mesa o coordenador-geral do evento, Gian Carlo de Melo Silva; a coordenadora do curso de História bacharelado, Raquel Parmegianni; e o coordenador da pós-graduação do curso da Ufal, Antônio Felipe Caetano. A apresentação do Corufal, regido por Gustavo Lima, homenageou os presentes com uma canção sobre Zumbi dos Palmares.

O coordenador-geral  do encontro, Gian Carlo, fez uma breve retrospectiva sobre a criação do evento e agradeceu o apoio que recebeu para sediá-lo em Maceió. Pensado inicialmente como um encontro regional, em seus 10 anos de realização tem se consolidado como espaço de referência na discussão sobre História Colonial atraindo em cada edição pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome no estudo dessa temática.

Em sua terceira edição, em 2010, na cidade de Recife, ganhou um corpo internacional pela participação de professores e pesquisadores de outros países reunindo um público de quase mil pessoas. “O ensejo é de estimular a produção científica e fortalecer os cursos de graduação e pós-graduação em História dos Estados onde é realizado”, frisou Gian Carlo, membro da comissão organizadora e professor da Ufal.

O evento internacional é promovido pelo Grupo de Estudo América Colonial (Geac), do curso de História da Ufal, acontece até a sexta-feira, 22, e reúne  pesquisadores locais, regionais, nacionais  e de países como Chile, Estados Unidos e Portugal. O encontro se insere na programação do Caiite 2014, dando oportunidades à comunidade para acompanhar várias atividades, como nove mesas-redondas, 11 minicursos, 14 simpósios temáticos, duas conferências e o lançamento de dez livros, que acontece na quinta-feira, 21, às 18 horas.

Parceria

Os grandes parceiros do 5° Encontro Internacional de História Colonial são as instituições que já realizaram e fazem parte do comitê científico do evento, a Editora da Ufal (Edufal), Revista de História da Biblioteca Nacional, Capes, Maceió Convention e a Ufal que fez a proposta para que o encontro fosse inserido na programação do Caiite 2014.

Nesta quarta-feira, 20, entre as atividades estão minicursos, seguidos de mesas-redondas. Às 14h, haverá simpósios temáticos e, às 19h, lançamento de livros.

Para mais informações acesse o site do evento (http://www.eihc.com.br/) ou entre em contato através do e-mail eihc-al@hotmail.com ou pelas redes sociais Facebook e Twitter