Rachel Rocha avalia primeiros dias do Caiite 2014

Para ela, o público atingido, a interiorização e as ações de empreendedorismo marcaram a edição deste ano

21/08/2014 11h06 - Atualizado em 22/08/2014 às 13h42
Vice-reitora Rachel Rocha, coordenadora do Caiite

Pedro Barros - estudante de jornalismo

Mais de 10 mil inscritos e 600 atividades (entre mesas-redondas, palestras, minicursos, rodas de conversas, conferências e oficinas), além de uma programação cultural repleta de atrações. Esses são os primeiros números do 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014), o maior evento acadêmico-científico de Alagoas.

Em entrevista, a vice-reitora da Universidade Federal Alagoas (Ufal) e coordenadora do evento, Rachel Rocha, informou que ainda não há estimativa de quantas pessoas já passaram pelo evento nesses quatro primeiro dias, mas disse que só de estudantes do ensino médio foram mais de seis mil.

O alcance ao público geral, a interiorização e o maior espaço para as atividades de empreendedorismo foram as características mais destacadas pela gestora este ano. A entrevista foi realizada na manhã desta quarta-feira (20), no estande da Ufal, instalado no evento.

Como a senhora avalia esses primeiros dias do Caiite 2014?
A minha avaliação é a melhor possível. Primeiro, porque estamos superando nossas expectativas de público. O evento está cumprindo bem o papel de não só atender aos universitários, mas atrair também a população em geral: o cidadão, o comerciante, a dona de casa, o estudante do ensino médio e até as crianças. Segundo, porque o evento está mais elaborado que o do ano passado, visualmente mais impactante, mais bonito, e visivelmente maior - ele quase dobrou de tamanho.

Qual a estimativa de público desses três primeiros dias?
Ainda não temos esse número, mas só de estudantes do Ensino Médio foram mais de 6 mil. Esse é um público importante para nós, pois estes são nossos futuros alunos.

O que o Caiite 2014 trouxe de novo em relação ao anterior?
Uma coisa interessante do formato desse ano é que ele se interiorizou. O Caiite 2014 não ficou só na capital. Ele aconteceu em Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Arapiraca e Penedo.

As ações de empreendedorismo estão muito evidentes este ano. No Caiite anterior foi muito tímido. Nesta edição, nós temos o 2º Encontro de Educação Empreendedora, que está acontecendo com muito sucesso de público, com a participação de nomes nacionais. Teve o Pontapé, que atende ao público universitário, estudantes que estão perseguindo a filosofia de ser empreendedores.

Ainda é possível se inscrever em alguma atividade?
Sim, naquelas em que não compareceram todos os que se inscreveram previamente pela internet. Nesse caso, a inscrição é feita manualmente pelo monitor da sala com as vagas remanescentes. Esse participante também terá direito ao certificado.

Quais as dificuldades encontradas nesta edição?
Tínhamos algumas preocupações, devido a reforma do Centro de Convenções. Tivemos que fazer muitos ajustes para acomodar essa programação, de cerca de 600 atividades e está funcionando. São palestras, minicursos, mesas-redondas, lançamentos de livros, e também a programação cultural.

Quais os projetos para o próximo Caiite?
O Caiite 2015 já tem data. Será de 15 a 20 de junho. A expectativa é que aperfeiçoemos ainda mais o evento. Estamos muito atentos a erros para não repeti-los. Estará menos tumultuado, pois a reforma já estará concluída. Esperamos também que outras instituições de Ensino Superior se integrem à próxima edição do Caiite.

Saiba mais sobre a programação no site: http://caiite.org