Ufal presta última homenagem ao doutor honoris causa Ariano Suassuna

Reitor Eurico Lôbo declara que a Ufal manifestou reconhecimento à importância do escritor ao conceder esse título

24/07/2014 16h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Reitora Ana Dayse, à época, disse que título é uma dívida que a Universidade devia a Suassuna

Simoneide Araújo - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas se solidariza com a família e com o povo brasileiro pela perda do escritor, dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta Ariano Suassuna, que faleceu, ontem (23), aos 87 anos, em Recife. O reitor Eurico Lôbo lamenta profundamente a morte de Ariano Suassuna e lembra que o País perdeu um dos maiores defensores da cultura popular brasileira.

Para Eurico Lôbo, a Ufal está de luto pela perda do seu ilustre Doutor Honoris Causa, título concedido a Suassuna, em 2010, pelo Conselho Universitário (Consuni).  A outorga foi aprovada, atendendo ao pedido do Museu de Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), considerando a relevante, expressiva e inestimável produção cultural do escritor, reconhecida nacional e internacionalmente.

O título honorífico é concedido pela Ufal como reconhecimento a personalidades eminentes que tenham contribuído significativamente para o progresso da Universidade, da Região ou do País, ou que tenham se distinguido por sua atuação em favor da ciência, das letras, das artes, do meio ambiente ou da cultura em geral.

Clique aqui e leia a Resolução 44/2010 do Consuni.