Comitê externo recomenda 450 projetos do Pibic Ufal

São 672 bolsas financiadas pelo CNPq, Fapeal e pela própria Universidade

24/07/2014 13h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Simoneide Araújo – jornalista

Saiu o resultado final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal de Alagoas, para o biênio 2014-2015. Foram 450 projetos alisados por um comitê externo, que recomendou a demanda de 672 bolsas de iniciação científica, das quais 100 serão financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), 293, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 279, pela própria Ufal.

O reitor Eurico Lôbo parabenizou o trabalho do comitê e a atuação dos nossos professores e alunos, que vem se consolidando a cada ano. “Entendo a iniciação científica como uma das bases para o avanço e a consolidação da pesquisa e da pós-graduação, por isso, atendemos a solicitação da Propep [Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação] para incentivar e fortalecer a pesquisa científica em nossa instituição”, disse.

Para a pró-reitora da Propep, Simoni Meneghetti, a decisão do reitor de contemplar quase 50% das cotas do Pibic faz parte do projeto institucional que visa ao fortalecimento da pós-graduação da Ufal. “São 24 anos do Pibic Ufal, com uma concorrência cada vez crescente e, nessa etapa, conseguimos todas as cotas para, de forma inédita, atender toda demanda qualificada do programa”, declarou.

Simoni Meneghetti aproveita para chamar a atenção dos orientadores e estudantes para que eles leiam as instruções, para implantação correta das bolsas. O prazo para envio do formulário e da documentação exigida é até 5 de agosto, exclusivamente por meio eletrônico, sob pena de mudança de cota ou até mesmo de perda da bolsa. O link está disponível no arquivo do resultado final.