Comissão Ambiental discute Plano de Gestão para os três campi

A iniciativa é liderada pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), conta com representantes de unidades acadêmicas e de setores estratégicos da instituição

18/07/2014 11h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Reitor com a comissão responsável pelas ações ambientais na Ufal

Diana Monteiro - jornalista

Dois passos importantes já foram dados para a construção do Plano de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Alagoas: formação de uma comissão composta por representantes com atividades e interesse na área, e a realização da primeira reunião de debates, na quarta - feira, 16, na Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), que discutiu estratégias para por em prática o plano nos campi A.C. Simões, Arapiraca e Delmiro Gouveia.

A Comissão de Política Ambiental da Ufal, formada conforme portaria da vice-reitora Rachel Rocha, irá realizar o diagnóstico ambiental e colaborar nas ações efetivas do Plano de Gestão. Conta com representantes das seguintes unidades acadêmicas e setores administrativos: Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema); Centro de Tecnologia (Ctec); Instituto de Química e Biotecnologia (IQB); Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBs); Centro de Educação (Cedu); Pró-reitoria de Gestão Institucional (Progisnt); Pró-reitoria de Extensão (Proest); Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI); e Hospital Universitário (HU). Os campi Arapiraca e Delmiro Gouveia também estão representados na comissão.

A superintendente da Sinfra e presidente da comissão, professora Nélia Callado, reforçou a importância do trabalho a ser implantado e da necessidade de haver a colaboração mais efetiva para as ações voltadas ao meio ambiente que serão direcionadas conforme Manual da Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente. "Conhecida como A3P, a agenda já está em desenvolvimento em várias universidades do país, a exemplo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para que o Plano de Gestão Ambiental da Ufal alcance o objetivo esperado é fundamental a participação da comunidade universitária”, frisa Nélia. Um vídeo sobre a atuação da Agenda A3P também foi exibido durante a reunião.

A coordenação dos trabalhos é da administradora Christianne Lobato Ramalho da Silva, chefe da Divisão de Meio Ambiente da Sinfra, que abriu a reunião levando ao conhecimento da comissão atividades realizadas pelo setor na área do meio ambiente e a finalidade do plano a ser construído. “Na Ufal, dentre os resíduos gerados, o de maior demanda é o papel e já há um recolhimento inicial com duas unidades acadêmicas: Igdema e Ctec”, informou.Para as ações direcionadas à área de meio ambiente, há na estrutura da Sinfra alguns setores estratégicos, como a Seção de Gestão e Licenciamento Ambiental e Seção de Coleta de Tratamento de Resíduos.

Durante visita de rotina à Superintendência de Infraestrutura, o reitor Eurico Lôbo também participou de parte da reunião e reforçou que a gestão da Ufal não medirá esforços para concretizar a iniciativa. “É urgente e prioritário a implantação efetiva de trabalho com esse foco. A formação de equipe plural garante a positividade do trabalho”, afirmou.

Compõem a Comissão de Política Ambiental da Ufal 23 servidores: Nélia Henrique Callado; Christianne Lobato; Jarman da Silva Aderico; Ivete Vasconcelos; Karina Ribeiro; Tereza Calado; Wilton Simões; Arthur Costa; Silvana Quintela; Paulo Costa; Carmem Tavares; Kelly Viana; Ivanilza Emiliano; Maria Alba Correia; Ulysses Gomes Cortez; Kleymerson Pereira; Marcelo Queiroz; Valéria Coelho; Sandra Regina Ferreira; Ilma Falcão; Marcos Pereira; Tânia Maria Gomes; e Adeilton Rocha.