Projeto Biblioencanta traz a todos o sentimento de reviver a infância

Crianças e adultos entraram na brincadeira de cantigas de roda e histórias infantis

11/06/2014 20h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Brincadeiras para interagir com o público presente

Emanuele Divino – estudante de Jornalismo

Com sorrisos largos, roupas coloridas e muita alegria. Foi assim mais uma apresentação do grupo Biblioencanta, um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que tem por objetivo incentivar a leitura por meio de contação de histórias.

O projeto é coordenado pela professora do curso de Biblioteconomia, Adriana Lourenço, e conta com a participação de alunos do curso e de outros cursos da Universidade, como Letras, Filosofia, Pedagogia, Teatro e Música. Adriana diz que, apesar de ser a idealizadora do projeto, a participação dos alunos é de fundamental importância, já que através deles outros alunos se interessam a participar.

O Biblioencanta faz apresentações em escolas e também em lares de idosos, como na Casa do Pobre, situada no bairro Ponta Grossa. A mais recente apresentação do grupo foi na tarde da última terça-feira, 10, no hall da Biblioteca Central (BC), no Campus A.C. Simões, em Maceió, em comemoração as mil curtidas obtidas na rede social do projeto que já tem um ano de existência, com suas belíssimas e encantadoras apresentações.

Graças ao positivismo do público, o grupo iniciará seu trabalho com meninas e adolescentes reeducandas, e devido a esse crescimento do projeto, surgiram disciplinas para o curso de Biblioteconomia, como a Contação de Histórias, inclusive Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). E é através das palavras dos integrantes desse mundo mágico que é a conto de histórias, que fica para o público que os assistem, um sentimento de reviver a infância e sentir a maravilha do que é o mundo dos sonhos e brincadeiras.