Pinacoteca apresenta a exposição Reminiscências: do Mijãozinho ao Sem-Terra

A obra da artista visual Viviani Duarte fica em cartaz de 25 de junho a 1 de agosto

16/06/2014 11h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
A artista Viviani Duarte

Ascom Pinacoteca

A Pinacoteca Universitária recebe, no dia 25 de junho, a exposição Reminiscências: do Mijãozinho ao Sem­-Terra, da artista visual alagoana Viviani Duarte. O trabalho fala da memória da praça Sinimbu, que era cenário de encontro e lazer das famílias maceioenses e guarda várias referências visuais importantes para a cidade de Maceió. Uma delas é a pequena escultura do "mijãozinho", hoje desaparecida. Ao longo dos anos, o local se transformou e é atualmente marcado pelas ocupações dos grupos sem-­terra.

A exposição tem curadoria do crítico de arte Marcos Lontra e contará com dois ambientes. O primeiro salão será ocupado por manequins adesivados com imagens antigas da praça, além de bonecos espalhados pelo chão e fotografias recentes do logradouro adesivadas em painéis na parede. "Reminiscências pretende sinalizar, a partir de uma proposta visual contemporânea, a importância do resgate da memória de um espaço público, que foi marcado e marcante na infância de grande parte da população em Maceió”, relata Viviani.

O segundo salão mostrará o momento mais recente da praça, ocupada por trabalhadores do movimento sem-­terra que ali permanecem por longos períodos em precárias condições. Nesse ambiente, as quatro paredes estarão pintadas de preto e branco, no intuito, segundo a artista, de sinalizar a necessidade de esclarecer: "preto no branco, praça é praça, espaço rural é espaço rural. A terra pra quem é da terra". Viviani Duarte é artista visual, arte-­terapeuta e psicóloga. Realizou diversas exposições conjuntas e individuais, entre as mais conhecidas Pisando no Jaraguá e Urbanessência e Urbanesceres.

O quê: Reminiscências: Do Mijãozinho ao Sem­Terra
Quando: 25 de junho a 1 de agosto. Horários: 2a e 5a – 8h30 às 20h/ 3a, 4a e 6a – 8h30 às 18h
Onde: Pinacoteca Universitária ­ Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima, Praça Visconde de Sinimbu, 206, Centro.
Mais informações: (82) 3214­-1545