Mestrado em Geografia abre inscrições para Segundo Semestre de 2014

17 vagas estão sendo ofertadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho

04/06/2014 13h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de junho, na coordenação do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), no Campus A.C. Simões, em Maceió, no horário de 9h às 12h e 14h às 17h ou via postal, utilizando serviços de entrega expressa (Sedex) .

O candidato que se inscrever via postal deverá, obrigatoriamente, comunicar o programa através do seguinte endereço de e-mail: selecaogeografiaufal2014@gmail.com. A área de concentração do mestrado é a de Organização do Espaço Geográfico, englobando as linhas de pesquisa Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento, com 8 vagas, e Organização Socioespacial e Dinâmicas Territoriais, com 9 vagas.

Conforme proposto pelo edital, poderão se inscrever os candidatos graduados e portadores de diploma de nível superior ou concluintes do último semestre ou ano, de cursos relacionados com o mestrado, cursado em instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), sendo admitida inscrição via procurador legal (procuração simples, registrada em cartório).

Os documentos necessários para se inscrever são:

· Formulário de Inscrição, devidamente preenchido, disponível no anexo 1 do edital;
· Cópias autenticadas em cartório de: CPF, carteira de identidade, comprovante das obrigações militares para homens, Título de Eleitor e o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros (Para estrangeiros, acrescenta-se o Registro nacional ou passaporte e visto de permanência), Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de graduação, emitida pela Instituição onde o título foi obtido e Histórico escolar da graduação;
· Curriculum Vitae preenchido nos moldes do Lattes/CNPq (disponível em: http://lattes.cnpq.br/), dos últimos 5 anos, impresso, assinado e encadernado, devidamente documentado com cópias autenticadas dos títulos e dos comprovantes das atividades relacionadas, organizados, encadernados na sequência do formulário Lattes;
· 1 foto (3x4);
· Projeto de dissertação em três vias, conforme especificado nos anexos do Edital;

O processo seletivo se dará em duas etapas: análise de currículo e histórico escolar, de caráter eliminatório e classificatório e uma prova de Conhecimentos Específicos e entrevista Escrita, de caráter classificatório. O resultado final será divulgado no dia 30 de julho, de acordo com calendário disponível no anexo do edital, exclusivamente nas páginas das Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e coordenação do curso.

A matrícula dos candidatos selecionados será realizada na Coordenação do IGDEMA, pelo candidato ou por seu representante legal, no período de 4 a 8 de agosto. Para obter mais informações sobre o curso, visite o edital disponível em anexo no final da página ou entre em contato pelo telefone (82) 3214-1440.