CNPq divulga chamada para financiamento de pesquisas de alto impacto científico

Os projetos devem ser apresentados até 8 de setembro

09/06/2014 12h30 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Ascom Ufal

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq divulgou chamada para apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e na fronteira do conhecimento, que visem a busca de solução de grandes problemas nacionais. Essa é a maior chamada pública da história do CNPq, e dispõe, inicialmente, de R$ 641,8 milhões.

Entre os requisitos para participar do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, estão: mobilização e agregação de grupos de pesquisa, de forma articulada e cooperativa, com atuação em redes interinstitucionais; desenvolvimento de programa de pesquisa científica e tecnológica bem definido e estruturado e atuação em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional em áreas da fronteira da ciência.

Também é recomendado que a Instituição apresente forte e real interação com o sistema produtivo, com as diferentes instâncias de Governo ou com a sociedade, promova pesquisa competitiva e relevante para o país e tenha um ambiente atraente e estimulante para alunos de diversos níveis, do ensino médio à pós-graduação, responsabilizando-se pela formação de jovens pesquisadores.

Poderão apresentar propostas os pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional na sua área de atuação, beneficiários de bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nível I do CNPq ou perfil equivalente, com capacidade para liderar projetos complexos e com vários participantes.
Os temas considerados estratégicos e que poderão ser preferencialmente apoiados, são: Tecnologias ambientais e mitigação de mudanças climáticas; biotecnologia e uso sustentável da biodiversidade; Agricultura; Saúde e fármacos; Espaço, defesa e segurança nacional; Desenvolvimento urbano; Segurança pública; Fontes alternativas de energias renováveis, biocombustíveis e bioenergia; Nanotecnologia; Pesquisa Nuclear; Tecnologia da informação e comunicação; Controle e Gerenciamento de Tráfego Aéreo.

Consulte o edital aqui.

Veja mais informações aqui.