Orquestra Sinfônica Universitária apresenta obras de Mozart e Hayden

O concerto será no dia 29 de maio, às 20h, no Teatro Deodoro

23/05/2014 14h13 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Natália Oliveira - estudante de jornalismo 

No dia 29 de maio, às 20h, a Orquestra Universitária executará obras dos compositores Mozart e Hayden em mais um concerto do projeto Quinta Sinfônica, realizado pela Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultural de Alagoas (Secult/AL) e Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal).  

O espetáculo será regido pela maestrina Renate Stephanes e terá início com o Concerto para Clarinete e Orquestra em Lá Maior (K 622), composto por Wolfang Amadeus Mozart, em 1791. Para esta apresentação, subirá ao palco o solista Flávio Ferreira. Em seguida, a orquestra apresentará a Sinfonia nº104 “London” em Ré Maior, do compositor austríaco Franz Joseph Haydn, escrita em 1795. 

Para a maestrina, que pela primeira vez estará à frente da Orquestra Universitária, a expectativa é a melhor possível. “É um trabalho diferente do que eu já fiz até hoje, porque esta orquestra é formada por músicos com variados níveis de formação, então os ensaios são voltados aos mínimos detalhes. A cada ensaio, a orquestra está mais bonita, mais perfeita. É compensador”, comemorou Renate Stephanes.  

A apresentação ocorrerá no Teatro Deodoro e será o último concerto da Orquestra no primeiro semestre. As entradas para o espetáculo são gratuitas e podem ser retiradas na bilheteria do teatro a partir das 14h do dia 29. 

Sobre a regente e o solista  

Renate Stephanes é formada em regência pela Unicamp e mestre em performance musical (regência) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Já regeu orquestras nacionais e internacionais como Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, New World Young Orchestra, Orquestra Nacional de Burgas (Bulgária) e Orquestra Sinfônica do Festival de Szeged (Hungria).  

Participou de vários festivais de regência, entre eles, Curso Internacional de Alto Aperfeiçoamento em Regência Orquestral – Anzio Festival (Itália, 1991-1992), como aluna do maestro Francesco La Vecchia (Orchestra Sinfonica di Roma). Atualmente, é professora de regência do curso de Licenciatura em Música da Ufal. 

Flávio Ferreira é bacharel e mestre em Música, com habilitação em clarineta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como músico convidado, participou de grupos como Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Experimental da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é professor de clarineta, Teoria e História da Música da Ufal.