PET de Arquitetura promove nivelamento com feras 2014

Este ano em forma de gincana, a atividade tem como objetivo introduzir os feras no conteúdo do curso

10/03/2014 11h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Acolhida feita pela equipe

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Os feras 2014 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram, entre 24 e 26 de fevereiro, do nivelamento promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso. A atividade tem como objetivo introduzir os alunos no curso em que estão prestes a iniciar, especialmente nas matérias do primeiro período.

Este ano, o grupo adotou o formato de gincana, buscando um método de ensino mais dinâmico e visando aumentar a interação entre os calouros. Dessa vez, os organizadores dividiram a grade curricular por áreas, de forma a englobar o maior número de matérias possível e não só tratar das matérias do primeiro período. Alunos do segundo e do terceiro período auxiliaram na execução das atividades junto aos monitores do PET.

O primeiro encontro se iniciou com as boas-vindas da professora Roseline Vanessa Oliveira Machado e a exibição de vídeo em comemoração aos 40 anos da FAU. Participaram representantes da Empresa Júnior de Engenharia Civil e Arquitetura (Ejec) e a coordenadora do curso, Lúcia Tone Ferreira Hidaka, que falou sobre os direitos e deveres dos estudantes e o funcionamento da graduação.

Maratona do conhecimento

Os calouros tiveram cinco tarefas, nas quais entraram em contato com as dimensões da criatividade, prática e história da arquitetura e do urbanismo. Além disso, exploraram as áreas de estudo sobre conforto e estrutura.

A primeira tarefa foi dar um nome e um conceito às equipes - com direito a apresentação gráfica e slogan. Pluma, Ver Melhor, Quebra-cabeça e Enveredando disputaram o primeiro lugar. "A atividade procurou desenvolver a criatividade e as habilidades artísticas dos feras, funcionando como uma introdução às disciplinas de Expressão Gráfica e Projeto Arquitetônico", informou o monitor do PET Arquitetura, Vinicius Godoy. Nas matérias de história de arquitetura, os feras tiveram de construir uma linha do tempo com períodos que iam da Antiguidade ao Contemporâneo.

No segundo dia, os novos alunos participaram de uma espécie de quiz, que envolvia matérias de desenho, geometria, perspectiva, materiais de construção e análise estrutural. "As equipes respondiam a questões que traziam informações básicas e fundamentais desses assuntos, seguidas pela explicação dos conceitos", explicou Vinicius. No dia 25, os calouros também tiveram oportunidade de conhecer melhor a FAU e o Laboratório de Conforto e ainda ser apresentados às técnicas de maquetaria.

No último dia, os calouros foram convidados a explorar o campus de uma forma diferente, com ênfase na percepção pessoal e uso dos sentidos. Em seguida, desenvolveram um mapa, combinando a experiência de cada um. "A atividade tinha como objetivo ensinar-lhes conceitos básicos de urbanismo, como fluxo, limites, ordem e centros, bem como ajudá-los a aprimorar a percepção do local, habilidade necessária para todas as disciplinas de Projeto Arquitetônico do curso", explicou o monitor.

Depois de revelado o placar final, com a equipe Pluma vitoriosa, houve o tradicional trote dos calouros, com farinha, tinta e balões d’água.

Programa de Educação Tutorial

Os Programas de Educação Tutorial tem como compromisso aprimorar os cursos de graduação, seguindo as vertentes do Ensino, Pesquisa e Extensão e valorizando o trabalho em equipe, o espírito de liderança e o compromisso com a geração de conhecimento para a solução de problemas. O PET de arquitetura, criado em 1995 pelo professor Leonardo Bittencourt, é formado por doze bolsistas e possui atualmente duas colaboradoras.