Campus do Sertão vai sediar Festival de Esportes

O evento promovido pela Proest vai atrair centenas de pessoas na próxima quarta-feira, 12

07/03/2014 11h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28

Manuella Soares - jornalista

O Campus da Ufal no Sertão, em Delmiro Gouveia, vai se transformar num grande ginásio para sediar o Festival de Esportes promovido pela Pró-reitoria Estudantil. O evento acontece na quarta-feira, 12 de março, a partir das 8h e terá participação da comunidade acadêmica e dos alunos da rede estadual de ensino.

O Festival marca o início do projeto “Esporte de participação – um grande jogo no sertão de Alagoas”, que está sendo implantado pelos cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) com apoio da prefeitura de Delmiro Gouveia. “A ideia é promover uma grande festa do esporte. O esporte de participação busca, realmente, incluir todas as pessoas e abrir também as portas da universidade para população sertaneja”, comentou a coordenadora do projeto, professora Leonéa Santiago.

A programação do festival inicia com a apresentação cultural de alunas do Campus que participaram do Festival de Música da Ufal (Femufal) no ano passado. Logo em seguida, haverá uma recepção com ginástica de alongamento e dança. Já as competições esportivas serão realizadas das 9h às 18h e vão reunir centenas de pessoas nas modalidades Xadrez, Badminton, Tênis de mesa, Vôlei de areia, além das lutas Judô, Karatê e TKD.

As escolas da rede estadual levarão cerca de 100 alunos do Ensino Médio para se juntar aos universitários do sertão. De acordo com a professora Leonéa Santiago, o evento vai contar com o apoio de monitores dos campi A.C. Simões e do Sertão para ajudar na organização dos jogos. E para encerrar o festival, haverá a apresentação de uma banda formada por alunos da Universidade.

Sobre o projeto

Patrocinado pelo Bando do Nordeste, o projeto aprovado pela Ufal intitulado “Esporte de participação – um grande jogo no sertão de Alagoas” está levando incentivo para centenas de moradores de Delmiro Gouveia.
As praças da cidade já estão mais movimentadas com aulas de ginástica no turno da noite, atendendo cerca de 200 a 300 pessoas. O projeto também vai levar para as escolas mais equipamentos e monitores capacitados para orientar na prática de esportes como vôlei, basquete e handball, contemplando aproximadamente 200 crianças. Até o final de 2015 a Ufal estará presente nas escolas e nas praças para incentivar a atividade física.