Apresentação artística abre calourada do DCE

Espetáculo “Memórias” iniciou a programação artística que transcorre até sexta-feira, dia 14, com um show de artistas da terra

11/03/2014 10h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Momento inicial do Espetáculo Memórias

Diana Monteiro – jornalista

Durante os três horários (manhã, tarde e noite), veteranos e os 2.700 novos alunos da Universidade Federal de Alagoas terão a oportunidade de participar da Calourada 2014, que teve o pontapé inicial nesta segunda-feira, dia 10, tendo como palco o Restaurante Universitário. O Espetáculo “Memórias”, com performance do aluno Marcos Torpete, do curso de licenciatura em Dança, recebeu aplausos pela originalidade e interação com o público.

A Calourada de recepção aos feras, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares, transcorre até a sexta-feira 14 e contempla visitação às unidades acadêmicas, distribuição de informativo e debates, enfocando principalmente a criminalização dos movimentos sociais e as implicações negativas da Copa deste ano pelos excessivos gastos. Um show com artistas da terra em frente ao Ginásio de Esportes encerrará a programação da primeira semana do ano letivo.

A importância da calourada foi destacada pela coordenadora-geral do DCE, Luciane Araújo, por considerar uma oportunidade de discutir temas atuais, fazer a interação e confraternização. “ Como rotineiramente acontece, na entrada de novos alunos no início do ano e no segundo semestre, temos a preocupação de fazer uma recepção dotada de programação artístico - cultural e de debates contemplando alunos dos três turnos. Este ano o tema da calourada é “Copa pra quem”?, porque discordamos do alto investimento feito para esse evento, por não haver, por exemplo, prioridade em setores como saúde e educação ”, frisou Luciane, que é aluna do curso de Ciências Sociais.

Exclusão

A estudante Laís Cavalcante, também da diretoria do DCE, reforça que a calourada é um momento de congregar veteranos e novos alunos em torno da arte e cultura e também de debates de interesse da comunidade acadêmica e da sociedade. "Menos de dez por cento dos jovens estão na universidade, o que se constata ainda uma exclusão no acesso ao ensino superior. Portanto, para quem aqui chegou é motivo de muita comemoração”, destacou Laís.

A programação da calourada e as ações do DCE podem ser acompanhada pelo blog  dceufalquilombo.blogspot.com e também pelo  facebook.com/dceufalquilombo.