Ufal pesquisa sobre qualidade de vida dos servidores da segurança

Após diagnóstico, Defesa Social vai elaborar ações de valorização pessoal e profissional

06/02/2014 16h10 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Ascom Seds/Ufal

Na reunião realizada na última semana na Secretaria da Defesa Social (Seds) foi discutida a construção do plano de mídia para divulgação da pesquisa sobre saúde, segurança no trabalho e qualidade de vida dos operadores de segurança pública do Estado. O estudo será feito pela Universidade Federal de Alagoas, por meio de Convênio com Seds e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O encontro teve a participação de representantes das assessorias de comunicação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Universidade Federal de Alagoas, bem como representantes da Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes), que coordenará a pesquisa. A iniciativa da Seds faz parte das ações estruturantes que visam a melhorar o desenvolvimento pessoal e a valorização dos operadores de segurança pública.

Cerca de R$ 1,1 milhão foram destinados ao projeto que além de contemplar a pesquisa sobre a qualidade de vida dos profissionais, envolve a capacitação de gestores e docentes da segurança pública em saúde e segurança do trabalho; aquisição de software de registro; controle e notificação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; além do reaparelhamento dos setores de educação física e fisioterapia da Polícia Militar que atende os demais órgãos que compõem a Seds.

O secretário Eduardo Tavares reiterou o compromisso da Seds com o bem-estar dos servidores. “A qualidade de vida dos operadores de segurança é um requisito básico para o melhor desempenho das atividades diárias, a pesquisa é de extrema importância e a partir dos resultados, tomaremos as devidas providências para melhor atender o servidor” disse.

A pesquisa será realizada na capital e interior do Estado e as atividades estão previstas para ter início ainda este mês com a aplicação de questionários de teste. “Os dados obtidos por meio deste diagnóstico serão a base para as ações de valorização profissional e qualidade de vida dos profissionais, o ponto de partida para compreendermos as dificuldades, as causas de adoecimento, as potencialidades de cada instituição, assim poderemos visualizar estratégias de enfrentamento. A participação dos profissionais é então essencial e precisamos encontrar formas de divulgação efetivas para que o maior número de pessoas possa compreender a importância deste momento para as instituições de segurança pública e se que estejam dispostos a colaborar com o trabalho dos pesquisadores,” afirmou Amanda Salomão, uma das gestoras do convênio.