Presidente da Capes anuncia ampliação de cursos para a EAD

Anúncio foi feito durante 7º Fórum Nacional do Sistema UAB, realizado em Brasília

27/02/2014 16h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Fernando Pimentel, professor Jorge Guimarães, presidente da Capes, e Marcello Ferreira, coordenador-geral de Articulação da DED/Capes

Mauricélia Ramos - jornalista colaboradora

O coordenador-adjunto da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas esteve em Brasília, para participar do 7º Fórum Nacional do Sistema UAB. Fernando Pimentel participou de debates sobre o panorama da EAD e as possibilidades de avanço. O evento ocorreu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reuniu coordenadores e coordenadores-adjuntos de 104 Instituições de Ensino Superior (IES), que puderam saber os próximos passos para a expansão da modalidade no País.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, falou sobre a existência de uma grande demanda para o ensino superior no Brasil, e que o modelo presencial não está conseguindo atender a expectativa dos jovens. "Estamos vencendo a demanda da formação do professor leigo e a UAB tem outras expectativas para atuar em outros segmentos, inclusive com a oferta da especialização e mestrados profissionais”, pontuou Guimarães.

Nesse contexto, foi anunciada para este ano oferta de cursos de Administração (graduação e pós-graduação) da UAB para servidores federais. O Ministério da Educação já propôs mais de quatro mil vagas a serem distribuídas entre as IES, além de dois mestrados profissionais que estão em formulação e que serão ofertados pela UAB: o mestrado profissional em Administração e em Engenharia.

Participação da Cied

Para o coordenador-adjunto da Cied, Fernando Pimentel, ter um momento dessa magnitude já no início do ano é significativo e estimulante para o desenvolvimento de ações. “Encontramos com coordenadores de todo o Brasil, numa riqueza na troca de experiências e ideias na busca de resoluções para situações às vezes semelhantes. Também destaco a importância da Ufal no Sistema UAB e no fórum, sempre apresentando seu compromisso com a oferta de cursos de qualidade, refletidos no êxito de nossos alunos em diversos processos seletivos, tanto para especializações e mestrados, como em concursos públicos”, destacou.

Presente no Brasil por meio de 495 polos aptos, a UAB oferta cursos de nível superior e pós-graduação desde 2006 e já formou mais de 89 mil professores, o que demonstra o significado da UAB para o Brasil.