Medea encerra ciclo de debates sobre tragédia grega no cinema

Exibição será na próxima quarta-feira, 5, às 14h, no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia

03/02/2014 14h05 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Redação Ascom

Na próxima quarta-feira, 5, será encerrado o 1º Ciclo de Exibições e Debates: A Tragédia Grega no Cinema, com a exibição do filme Medea (1969), do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Será no Auditório Graciliano Ramos, na sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, às 14h.

Promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped), o 1º Ciclo buscou discutir as tragédias gregas e suas releituras e adaptações na atualidade; a expressão do trágico nas artes contemporâneas e o trágico como categoria estética. De acordo a coordenadora do Neped, Ana Flávia Ferraz, essa iniciativa contou com a participação de professores de todos os campi da Universidade Federal de Alagoas. O resultado das discussões deste ciclo será transformado em livro.

O que é o Neped

O Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (Neped) é um grupo de pesquisa, formado  a partir de atividades coletivas realizadas entre professores e estudantes dos cursos da Ufal, de Artes Cênicas (Campus A. C. Simões) e Letras (Campus do Sertão).

Segundo a professora Ana Flávia, tem o objetivo de ser um espaço de discussão, reflexão e produção de estudos e pesquisas voltados para as manifestações da arte e conexões entre as diferentes expressões artísticas e dramáticas, especialmente o teatro, o cinema e a literatura.  “O grupo acolhe pesquisadores de diferentes perspectivas a fim de enriquecer o diálogo e a produção acadêmica na área”, disse Ana Flávia, acrescentando que entre as atividades desenvolvidas estão seminários, projetos e debates, com a participação de pesquisadores de diversas áreas de pensamento.