Escola Técnica de Artes apresenta estratégias de atuação

Reunião contou com a participação de docentes e técnicos-administrativos representantes dos cursos de Arte Dramática, Dança, Canto, Instrumentos Musicais e Produção de Moda

28/02/2014 11h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
A professora Rita Namé conversa com a equipe

Diana Monteiro – jornalista

Em sua primeira reunião plenária do ano, na manhã da terça-feira, 25, a grande novidade para a Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas foi a aquisição de equipamentos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o dinamismo de suas ações acadêmicas e técnicas. A ETA recebeu seis computadores, tipo lousa virtual, dotado de projetor e áudio, e 14 tablets, dois destes sorteados entre o corpo docente. Os agraciados foram as professoras Patrícia Eduardo, coordenadora do curso de Dança e Lílian Pereira, professora de violino e viola.

A reunião, liderada pela diretora Rita Namé, apresentou a planilha orçamentária de 2014, cerca de oitocentos e trinta mil reais, a serem distribuídos para todas as ações administrativas e docentes dos cursos de Arte Dramática, Dança, Canto, Instrumentos Musicais e Produção de Moda.

Além da apresentação da planilha orçamentária para este ano, entre os tópicos, a equipe discutiu os seguintes: planilha de evasão e retenção de discentes da Escola, a primeira, tendo como principal causa apontada a situação socioeconômica dos alunos; avaliação pedagógica dos cursos e docentes 2014, Pronatec e quadro de reuniões plenárias e do Conselho para 2014.

A importância da primeira reunião plenária da Escola Técnica de Artes foi destacada pela diretora Rita Namé: “É importante colocar as metas da ETA para a equipe, assim como discutir a necessidade de planejamento das ações a serem empreendidas durante o ano de 2014 e apresentar aos recentes servidores chegados o que é a escola e o seu funcionamento. A ETA tem ampliado o raio de atuação e vem se estruturando fisicamente para dinamismo das suas ações visando um melhor atendimento à sociedade”, frisou Rita.

Originada do curso de Formação de Ator, a Escola Técnicas de Artes oferta cursos gratuitos: “A meta principal da ETA é fazer a integração entre a Escola e a comunidade, uma vez que a formação do profissional deve estar em estreita relação com as necessidades do mercado de trabalho, principalmente local”, destacou a diretora Rita Namé.

Formação profissional e acadêmica

Vinculada à Universidade Federal de Alagoas, a ETA integra a estrutura do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes (ICHCA), e participa da Rede de Ensino, Técnico e Tecnológico (Setec) do Minisitério da Educação . Dois programas estão em funcionamento: o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), sob a coordenação da professora Marilda Melo e o Programa de Mestrado Interinstitucional (Minter) na área de Artes Cênicas de Pós- Graduação em Artes Cênicas (Minter), coordenado pelo professor Antônio Lopes.

O Pronatec tem o raio de atuação em nove municípios alagoanos, ofertou o ano passado 1.425 vagas em seus 28 cursos profissionalizantes e nesse primeiro semestre abrirá vagas para 10 cursos, destes, quatro já estão em andamento. “De 17 a 31 de março estarão abertas inscrições para os cursos de Agente de Informações Turísticas; Camareira em Meios de Hospedagem: Cerimonialista e Mestre de Cerimônia; e Linguagem de Sinais (Libras). Os três primeiros dispõem de 30 vagas e o de Libras, 20 vagas”, informou a coordenadora Marilda Melo, durante a reunião.