Campus Arapiraca promove Festival de Ginástica

O evento foi promovido pelo programa de incentivo à docência do curso de Educação Física

05/02/2014 10h47 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

Manuella Soares - jornalista

Alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Educação Física da Ufal em Arapiraca organizaram o 1º Festival de Ginástica intitulado “Ginasticando: Aprendendo e brincando na escola”, que foi realizado no último dia 29 de janeiro na escola Governador Fernando Collor de Melo, no distrito Canaã, zona rural da cidade.

O festival foi o resultado das atividades de uma disciplina ministrada pela professora Petra Schnneider, ex-aluna do curso de licenciatura em Educação Física e, atualmente, supervisora do Pibid. Cerca de 160 crianças do 6º ao 8º anos do ensino fundamental realizaram apresentações a partir do conteúdo da unidade de ensino com o tema “ginástica”. Cada bolsista do Pibid ficou responsável por organizar e conduzir o trabalho com as turmas sob a supervisão da professora Petra.

Estiveram envolvidos na organização do evento os também ex-alunos do curso de Educação Física em Arapiraca, Deysianne França e Irinaldo Deodato, que compõem a coordenação do setor de Educação Física da Secretaria de Educação de Arapiraca. Além destes, participaram estudantes do 7º período, que contribuíram na condução do festival, assim como a professora Tereza Albuquerque do Pibid-Pedagogia e a professora Janaila Silva, da disciplina de Estágio.

O Pibid Educação Física, coordenado pela professora Joelma Albuquerque, realizou o festival Ginasticando impulsionado pela rede LEPEL (Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer), formada por grupos de pesquisas que incentivam o ensino deste conteúdo clássico que está perdendo espaço nas escolas, com o crescente interesse das crianças por modalidades específicas do esporte.