Ufal realiza Encontro de Pesquisas em Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas

A iniciativa será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro no auditório do Hospital Universitário

12/12/2013 09h57 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, realiza o 1º Encontro de Pesquisas em Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas. O evento será realizado nestes dias 12 e 13 de dezembro no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e conta com programação variada para os dois dias de encontro.

A abertura está prevista para às 9h e logo em seguida será realizada uma palestra sobre Ciência e Literatura: a escrita científica, ministrada pela professora Susana Souto. A tarde, o debate terá início às 14h com o tema Teoria do Ator-Rede: abandonando essencialidades e pesquisando agregados em redes heterogêneas, conduzido pelo professor Ricardo Pimentel Mello, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na sexta-feira, 13, a presença da professora Elizabeth Siqueira, vinda da Faculdade Frassineti do Recife (Fafire), irá marcar o Encontro de Pesquisas em Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas em dois momentos: pela manhã, às 9h30 (uma meta-análise) e a tarde, às 14h (intitulado marcas do caso) com uma proposta metodológica em Psicanálise.

Segundo os organizadores, o evento visa reunir pesquisadores e alunos de graduação e mestrado para aprofundar discussões sobre os diferentes métodos de pesquisa em Psicologia nas referidas áreas. Para realização, o encontro conta com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação do curso.