Seminário promove debate sobre educação de jovens e adultos

Evento investiga a prática da leitura na EJA

10/12/2013 19h00 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Entre os dias 11 e 13 de dezembro, a capital alagoana sedia o 2° Seminário Observatório Alagoano de Leitura na Educação de Jovens e Adultos. O Observatório tem como objetivo investigar as práticas de leitura e formação de leitores no processo de alfabetização de jovens e adultos. O projeto conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e participação colaborativa de professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A programação do evento será realizada em lugares diferentes ao londo dos três dias de atividades. A expectativa é de que o seminário tenha início na quarta-feira, 11, às 18h30, no auditório do Espaço Cultural da Ufal, com a conferência Leituras, linguagens e experiências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministrada pela professora Márcia Alvarenga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No segundo dia, mesa-redonda irá promover debates sobre a leitura na EJA, com observações e reflexões da escola e da universidade na busca de uma nova prática pedagógica. A atividade acontecerá no auditório do curso de Mecânica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), situado no bairro do Poço, em Maceió, às 18h30.

Na sexta-feira, 13, o seminário chega ao fim com a palestra A literatura na EJA, ministrada pela professora Edna Telma, da Ufal. A apresentação também acontecerá às 18h30, no auditório do curso de Mecânica do Ifal.