Filosofia debate entre muros e horizontes

Realizado no auditório do Ichca, as atividades contaram com a participação de alunos de escola pública

12/12/2013 10h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Alunos do Curso de Filosofia e estudantes da Escola Estadual Moreira e Silva

Keila Oliveira – Estudante de Jornalismo

Nesta segunda-feira, 9, o curso de filosofia promoveu no auditório do Instituto de Ciências, Comunicação e Artes (Ichca), o evento de encerramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), intitulado "Filosofia – Entre muros e horizontes", coordenado pela professora Ruslane Bião, com a participação dos estudantes da Escola Estadual Moreira e Silva.

O projeto teve início em 2010, onde foram selecionados dez alunos do curso para que, juntamente com os professores de filosofia da escola selecionada, fossem desenvolvidas atividades em sala de aula sob uma nova perspectiva, utilizando recursos não - filosóficos como a música, teatro, filmes, poesia, entre outros, atendendo aproximadamente trinta turmas do período matutino e vespertino da escola.

O objetivo era de expandir o senso crítico dos alunos em relação à realidade que os cerca, estimulando-os a ter autonomia de pensamento e problematizar questões cotidianas. Com o intuito de fazer com que o estudo da filosofia não esteja atrelado apenas à parte teórica, mas associar textos filosóficos a outros recursos, para que o conhecimento seja construído em sala de aula, entre professor e aluno.

Durante o evento foram apresentadas duas peças teatrais pelos alunos da Escola Estadual Moreira e Silva e também trabalhos dos estudantes do curso de filosofia que participaram do projeto. Os alunos do ensino médio, Samara Stefany e Jeferson Maxuel, comentaram sobre o que foi realizado em sala de aula pelos bolsistas do Pibid. “Eles não usaram apenas a parte teórica da filosofia, em sala de aula eram utilizados vídeos, slides, música. Foi muito bom ter participado, nós aprofundamos nosso conhecimento”, relataram.

O bolsista José Aparecido Lima falou sobre sua participação no projeto “Sem a vivência do Pibid, acredito que eu não estaria mais no curso. Nós ficávamos com cada turma aproximadamente três dias, auxiliávamos os professores de filosofia realizando atividades com eles, a recepção dos alunos foi bastante positiva, e essa experiência de instigar nos alunos a reflexão, foi bastante produtiva, me fez enxergar a filosofia com outros olhos, pois aproximamos a teoria à prática”, explica.