Federal de Pernambuco assina contrato com Ebserh

Parceria firmada é destinada à gestão de hospital universitário da UFPE

12/12/2013 17h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Ascom Ebserh

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinou na tarde desta quarta-feira, 11, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do Hospital das Clínicas, vinculado à instituição de ensino. A celebração do contrato aconteceu após a decisão, por parte da Universidade, pela adesão à Ebserh. A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação das unidades hospitalares, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

Para o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, a parceria é importante, pois o hospital poderá garantir a prestação de serviço adequada à população. "O contrato permite que o hospital continue como uma instituição pública, com uma missão de formação de recursos humanos, de prestação de assistência à saúde para a população e como área de pesquisas estratégicas na saúde. Ou seja, todas as condições que nós sempre defendemos de um hospital universitário com essas características estão garantidas", destacou o reitor.

Sobre a contratação de funcionários para o hospital, Brasileiro foi categórico. "A contratação por meio de concursos público possibilitará que ampliemos o número de leitos, que melhoremos a infraestrutura e inauguremos a emergência do hospital. Tudo isso com o objetivo de prestar um serviço de saúde adequado à população", finalizou.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, o país tomou a direção de fazer com que os hospitais universitários sejam referência tanto para a assistência 100% pelo SUS quanto para a formação dos profissionais de saúde. "A parceria entre as universidades e a Ebserh têm se caracterizado como uma providência fundamental para todo o sistema dos hospitais universitários federais", apontou o presidente.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado em 2010.