Evento de Geografia discute a violência na história de Alagoas

O debate foi realizado no auditório da Biblioteca Central

12/12/2013 12h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo

O 2º Ciclo de Debates promovido pelo curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas com o tema “O Panorama de Alagoas em 2013: Geografia, Sociedade e Violência” foi realizado nesta terça-feira, 11, no auditório da Biblioteca Central. A iniciativa foi dos professores Domingos Corrêa Sávio e Marta da Silveira Luedemann, que fazem parte do Laboratório de Estudos Socioespaciais do Nordeste (Lene), no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema).

O evento teve como objetivo debater e analisar o problema da violência na história do estado de Alagoas e suas consequências para o desenvolvimento social e econômico, foi iniciado com referências ao alagoano Alberto Passos Guimarães, o grande homenageado do evento. A professora Marta Luedmann relembrou sua trajetória de vida e de luta por justiça social no estado,ela fez questão de salientar a importância de Passos na história das lutas sociais em Alagoas, enfatizando que ele é um dos muitos alagoanos que fizeram história no estado.

“Pra gente é muito importante fazer essa homenagem, foi um grande militante político, os livros dele são referências no meio acadêmico e a homenagem é para resgatar o pensamento dele, têm muitos outros alagoanos que também mereciam essa homenagem, mas escolhemos ele por causa da sua trajetória de luta,” destaca o professor Domingos Corrêa Sávio.
Ele ainda ressaltou que a ideia é fazer um evento anual com um tema relevante para Alagoas: “Ano passado falamos sobre a seca, esse ano a questão da violência acabou se impondo, principalmente pelos altos índices de homicídios aqui no estado, sei que já há outras iniciativas aqui na Ufal que estão trabalhando a questão da violência, mas queríamos trazer essa discussão para a Geografia".

O debate também foi marcado por mesas redondas que abordavam temáticas ligadas a violência no estado como: “A violência econômica em Alagoas: o conflito entre o patrimonialismo e a modernidade” e “A violência política e institucional em Alagoas: as instâncias entre o público e o privado.”