Escola Técnica de Artes oferta 147 vagas para 12 cursos técnicos gratuitos

As inscrições são feitas no endereço http://www.copeve.ufal.br/ . Os cursos com mais vagas são Técnico em Arte Dramática e Técnico em Produção de Moda

09/12/2013 13h31 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Diana Monteiro - jornalista

Estão abertas na Escola Técnica de Artes (ETA) as inscrições para 12 cursos com início em 2014 acompanhando o calendário letivo da Universidade Federal de Alagoas. Um dos requisitos é a apresentação de certificado de conclusão do ensino médio ou do Exame Nacional de Cursos (Enem) feito com tal finalidade. O curso Técnico de Produção de Moda que oferece 30 vagas tem duração de dois anos e regime acadêmico semestral e funcionará no período diurno. O curso foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), em outubro desse ano.

A diretora Rita Namé informa que o curso Técnico em Produção de Moda vem se tornar um marco referencial para o Estado de Alagoas como pioneiro nessa modalidade de ensino e foi elaborado com o propósito de atender à demanda do mercado profissional da região, formando produtores de moda. “Constatou-se que há uma carência voltada para a produção de moda, assim como carência de profissionais qualificados para atender este mercado, que obriga o Estado a introduzir no seu mercado de trabalho, profissionais de outras regiões do país. Um exemplo de campo de atuação está no município de Murici onde foi criado um Polo de Confecção com várias empresas do ramo da moda”, frisa Rita.

Pertencente à área específica de Engenharia/Tecnologia/Gestão o curso Técnico de Produção em Moda é dotado de um total de 890 horas e o profissional formado deve apresentar condições e campo de atuação em ateliers de costura, indústrias de confecções do vestuário e habilidades para esteticamente, desenvolver e desempenhar o seu papel de criador de moda com capacidade de ingressar no mercado de trabalho. Ainda, lojas de departamento, empresas de desenvolvimento de produto, estúdios e prestação de serviço como autônomo.

Cursos e inscrição

Os demais cursos ofertados pela Escola Técnica de Artes (ETA) para 2014 com as respectivas vagas são: Técnico em Canto Erudito, Técnico em Canto Popular, Técnico em Instrumento Musical Piano e Técnico em Instrumento Técnico em Instrumento Musical Violoncelo e Técnico em Instrumento Musical Percussão (cada um, com seis vagas). Técnico em Instrumento Musical Viola; Técnico em Instrumento Musical Clarineta Técnico em Instrumento Musical Saxofone oferta cada um, três vagas. Técnico em Dança com 35 vagas; e o que disponibiliza o maior número de vagas, 40, é o de Técnico em Arte Dramática.

A diretora da ETA Rita Namé faz a seguinte orientação: “Para realizar a inscrição, o candidato deverá se cadastrar no Sistema de Inscrição do site da Copeve http://www.copeve.ufal.br/e após essa etapa preencherá um requerimento online no citado endereço. É importante conferir os dados específicos do cargo/curso que deseja concorrer e confirmar sua inscrições conforme orientações definidas no sistema”, diz Rita. Para homologar a inscrição o candidato deve imprimir o comprovante de Inscrição anexá-lo a documentação entrega-lo na Escola Técnica de Artes, localizada no Espaço Cultural Universitário, em frente à Praça Visconde de Sinimbú - Centro.

Ampliação dos serviços

Com as 147 novas vagas a ETA passa a oferecer um total de 300 vagas em vários cursos técnicos objetivando desempenhar o papel proposto: promover programas especiais e projetos de extensão e pesquisa agregados ao ensino profissional, tecnológico e na pós-graduação, e prestações de serviços para a comunidade escolar em geral. Tem como uma das metas principais aproximar a escola da comunidade como forma de estreitar as relações entre a formação técnica escolar e o mercado de trabalho.

Além da criação do curso de Produção de Moda, o Consuni também reformulou em outubro os projetos pedagógicos antigos ampliando as habilitações em relação à Música, no caso, violino, clarineta, percussão. Mais informações sobre os cursos ofertados, com seus respectivos projetos pedagógicos, formação e campo de atuação pelo endereço: http://www.etaufal.com/