Curso de Meteorologia realiza 3º Seminário Atmosfera e Sociedade

Promovido pelo Instituto de Ciências Atmosféricas, o evento foi no auditório do Espaço Cultural da Ufal

05/12/2013 15h32 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Mesa de abertura com Clênio de Oliveira, Marcos Moura e Dirceu Herdies

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

Estudantes e profissionais da área da meteorologia apresentam seus estudos durante a 3ª edição do Seminário Atmosfera e Sociedade. O evento, que teve como tema “Impactos ambientais, clima e saúde humana”, foi promovido pelo Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e realizado no Espaço Cultural da Universidade.

Na cerimônia de abertura, realizada na terça-feira, 3, estiveram presentes o diretor do Instituto, Marcos Moura; professor de Biometeorologia, José Clênio Ferreira de Oliveira; e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Dirceu Luis Herdies. Entre parabenizações e agradecimentos, Herdies destacou a parceria entre o Icat e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

É um enorme prazer participar do terceiro seminário. Nosso projeto de cooperação entre o Inpe e a Ufal é aberto. Temos recebidos muitos alunos daqui para estágios e professores vêm dar cursos. Queremos ampliar isso, recebendo mais alunos e mandando mais professores, porque nós sabemos da importância para os dois cursos”, disse.

Ciclo de palestras

Após a abertura, teve início o ciclo de palestras. O aluno João Maria Afonso apresentou o estudo “Previsão de alguns fenômenos adversos no estado de Alagoas: previsão de visibilidade baixa”, com levantamento de dados sobre a ocorrência de nevoeiros em Alagoas, baseado em um modelo de análise alemão.

Em seguida, a estudante Lúcia Yola Fernando apresentou a palestra “Influência de variáveis meteorológicas nos casos de pneumonia por micro-organismos não especificados ocorridos no ano de 2002 em Maceió”, apontando dados como o período de maior incidência da doença.

A terceira aluna a palestrar foi Edwans Cordeiro com o tema “Previsão de alguns fenômenos adversos no estado de Alagoas: previsão de trovoadas e complexos convectivos de mesoescala”. Ela apresentou levantamentos com frequência de trovoadas e prejuízos causados em Alagoas. À tarde, quatro palestras foram ministradas, uma delas, por Dirceu Herdies.

No segundo dia, outras sete palestras foram apresentadas, uma delas pela pesquisadora do Inpe, Simone da Costa, que falou sobre “Atualização do balanço global de radiação: uma perspectiva do ponto de vista climático”. Nesta quinta, último dia de evento, outras dez palestras devem ser apresentadas no seminário.

Sobre o seminário

Realizado pela primeira vez em 2008, o evento faz parte do programa de extensão do Icat “Atmosfera e sociedade” e tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento científico em diversas áreas que trabalham com as variáveis meteorológicas. “O seminário informa como as variáveis meteorológicas influenciam na vida do cidadão, na saúde, nas doenças e no meio ambiente”, explicou o professor de Biometeorologia e organizador do evento José Clênio Ferreira de Oliveira.

Profissionais de economia e engenharia química também participaram do seminário. Segundo Oliveira, há uma gama de profissionais que lidam com a meteorologia. “A interação entre meteorologia e outras áreas dá-se por meio das pesquisas em Biometeorologia, área que pesquisa a influência da atmosfera na saúde e no desenvolvimento dos seres vivos”, salientou.

Em edições passadas, o evento contou com a participação de médicos que falaram sobre a influência da ação solar no desenvolvimento de bactérias dentro de residências; de uma professora de química que ministrou palestra sobre a influência das variáveis meteorológicas nas doenças de plantas; e de uma engenheira civil, que abordou o estudo da ação do vento na resistência dos materiais de construção.