Alunos do curso de Matemática promovem gincanas com estudantes de escolas públicas em Arapiraca

As atividades fazem parte do Pibid e conta com participação de toda a comunidade escolar

12/12/2013 09h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Rosiane Martins – estudante de jornalismo

Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, têm promovido gincanas em escolas da rede pública de Arapiraca. As atividades integram o projeto “Práticas significativas de formação docente no ensino de matemática”, que teve início em 2011 com 10 estudantes e hoje conta com 20 bolsistas e dois supervisores da Escola Estadual Professor José Quintela Cavalcanti.

As gincanas têm por objetivo desenvolver em cada escola ações que despertem o interesse e a curiosidade por diversos assuntos de matemática. Depois do sucesso da Gincana realizada em setembro de 2012, o evento tornou-se uma atividade fixa e atualmente faz parte do calendário anual das escolas envolvendo professores e alunos de outras áreas, como as disciplinas de Exatas (Matemática, Física e Química) e Biologia, uma iniciativa da equipe gestora da escola.

A próxima Gincana envolve apenas a Escola Quintela Cavalcanti e está sendo organizada por cinco bolsistas do Pibid de matemática com a colaboração de toda escola. A primeira gincana aconteceu no dia 7 de dezembro com 19 turmas (aproximadamente 900 alunos) do turno matutino e a segunda será no sábado, 14 com 30 turmas (aproximadamente 1100 alunos) do turno vespertino e noturno da escola no horário de 8h as 17h.

O projeto

A Gincana é um evento que promove a interação entre alunos e professores das disciplinas participantes, como um “lazer educativo”, envolvendo provas de caráter lúdico e dinâmico, mas também que necessitam de conhecimento prévio.
As provas visam ainda à intervenção do cidadão em questões sociais. Fazem parte do cronograma da gincana: arrecadação de alimentos, doação de sangue e “visita solidária”. Uma das primeiras provas é a nomeação da gincana, onde cada equipe sugere um nome para o evento, dentre todas as sugestões, uma delas será escolhida para nomear a Gincana que será realizada todos os anos na referida escola.