Ufal é contemplada com investimentos do CT-Infra

Resultado final da chamada pública realizada pela Finep confirmou o financiamento de R$ 9,4 milhões

26/11/2013 16h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Simoni Meneghetti, pró-reitora da Propep

Simoni Meneghetti, pró-reitora da Propep

Manuela Soares - jornalista

A Financiadora de Estudo e Projetos (Finep) divulgou o resultado final da chamada pública do Fundo Setorial CT-Infra 2013 que contempla 59,9% da solicitação feita pela Universidade Federal de Alagoas. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Universidade Federal de Alagoas está comemorando a chegada de R$ 9,4 milhões para financiar cinco projetos.

"A confirmação do montante aprovado, através da publicação do resultado final, é motivo de grande satisfação para os pesquisadores e equipes envolvidas na proposta institucional. Dessa forma a Ufal avança na consolidação de sua infraestrutura de pesquisa multiusuária”, destacou a pró-reitora da Propep, Simoni Meneghetti.

Os recursos da Finep liberados este ano superaram o maior índice de aprovação que a Ufal obteve desde o ano 2001, quando conquistou a primeira proposta aceita.Os cinco projetos contemplados este ano são das áreas de saúde e tecnologia com caráter multidisciplinar. Dois deles conseguiram fomento para dar continuidade aos trabalhos, como foi o caso da aprovação da implantação dos laboratórios de Microtecnologia Aplicada (6ª fase do MATDISPBIO), e o financiamento para aquisição de equipamentos do Núcleo de Pesquisas em Nanotecnologia em Saúde (3ª fase do Nanofarbio).

Já outros três projetos vão viabilizar a implantação do Núcleo Tecnológico Ambiental da Ufal (NTA); a aquisição de um Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) para compor a Central Institucional de Microscopia e Imagens, além de obras de melhoria da infraestrutura dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da Ufal.

Confira quais são os projetos:

Implantação do Núcleo Tecnológico Ambiental da Ufal (NTA): coordenado pelo professor Paulo Cesar Correia Gomes é uma obra física que vai abrigar laboratórios de pesquisa envolvendo questões ambientais e as áreas tecnológicas por meio dos programas de pós-graduação em Recursos Hídricos, Engenharias Civil, Química e de Materiais, Arquitetura e Urbanismo, Química e Biotecnologia;

Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET): o projeto é coordenado pelo professor Mario Roberto Meneghetti e é constituído por um equipamento de microscopia de transmissão eletrônica (TEM), para caracterizações avançadas das áreas de Química, Física, Materiais, Biotecnologia, Farmácia e Biologia, que comporá a Central Institucional de Microscopia e Imagens.

Melhoria da infraestrutura dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias da Ufal: o projeto coordenado por Laurício Endres é para obras de ampliação dos laboratórios de Fisiologia Vegetal, de Tecnologia de Produção e, de Irrigação, que vão beneficiar os grupos de pesquisa do Ceca.

Nanofarbio: é a consolidação do Núcleo de Pesquisas em Nanotecnologia em Saúde que chega à terceira sob coordenação de João Xavier de Araújo Junior para aquisição de equipamentos de médio e grande porte. O objetivo é oferecer uma estrutura de apoio às atividades das áreas de Farmácia, Química e Biotecnologia, Saúde e Nutrição.

Implantação dos laboratórios de Microtecnologia Aplicada: a sexta fase do Matdispibio tem coordenação de Marcos Vermelho para compra de equipamentos complementares ao parque já instalado, constituído de sistema de litografia sem máscaras e sistema de corte de precisão para caracterização de Dispositivos Eletromecânicos, Eletroluminescentes e Biosensores, espectrômetro de fotoluminescência e sistema de ultrassom de arquitetura aberta com o objetivo de consolidar a área de acústica não-linear (ANL).