Vice-reitora prestigia evento internacional de Comunicação

Rachel Rocha destacou a importância do apoio da universidade, classificando-o como um sucesso

01/10/2013 14h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Rachel Rocha ao lado dos estudantes de Comunicação e da professora Sandra Nunes (Foto - Kaio Joan)

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

Na última sexta-feira, 27, a vice-reitora Rachel Rocha prestigiou o IV Pentálogo do Centro Internacional de Comunicação e Semiótica (Ciseco), realizado em Japaratinga, no interior de Alagoas. Rachel acompanhou toda a programação e o encerramento do evento realizado pela diretoria do Ciseco. Além disso, destacou a importância da Ufal ser parceira do evento.

De acordo com a vice-reitora, essa é uma oportunidade que aglomera pesquisadores tanto nacionais como internacionais, ou seja, é uma rede que a universidade deve manter. A expectativa é que a Ufal possa consolidar a realização do Ciseco aqui em Alagoas, fortalecendo esta rede que hoje aparece mais presente com os profissionais na área da comunicação, mas que também pode extrapolar para outras áreas de estudo, como por exemplo, a antropologia”, salientou.

Na opinião de Rachel Rocha, a realização do IV Pentálogo pode ser considerada bastante positiva. “Tivemos debates muito ricos e o evento tratou os assuntos de uma maneira interdisciplinar, revigorando discussões e se estabelecendo com mais sucesso”. Ainda na sexta-feira, outro destaque foi a participação de Muniz Sodré, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ministrou palestra intitulada “A Rua no Espaço das Redes”.

De acordo com o pesquisador, a internet é a condição necessária para os movimentos sociais nos dias de hoje. “Os sites de redes sociais são um poderoso megafone, onde o indivíduo sai do limite virtual em direção à rede concreta, que é a rua. Então, essa modernidade técnica do instrumento oferece ao individuo a capacidade de mudar, promove um entusiasmo no estático e trata-se da êxtase da conexão”, destacou Muniz Sodré.