Ufal se reúne com bancada em busca de apoio para consolidar expansão

Soma dos projetos apresentados na área de infraestrutura, para capital e interior, chega a cerca de R$ 260 milhões

25/10/2013 17h00 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Deputado Givaldo Carimbão, líder da bancada, e o reitor Eurico Lôbo

Simoneide Araújo – jornalista

R$ 261,5 milhões. Esse é o montante de recursos necessários para consolidar a expansão da Universidade Federal de Alagoas no próximo ano. Os projetos já estão prontos, mas, para implantá-los, o reitor Eurico Lôbo e sua equipe de gestão se reuniram com a bancada federal alagoana, nesta sexta-feira (25), e apresentaram as demandas dos campi da capital e do interior.

Eurico Lôbo agradeceu ao líder da bancada, deputado Givaldo Carimbão (Pros), pelo empenho em atender o chamado da Universidade. “Historicamente, a Ufal não tem dialogado com a bancada, mas nossa intenção é estreitar essa relação”, revelou. Além de Carimbão, também participaram da reunião o senador Benedito de Lira (PP) e os deputados Alexandre Toledo (PSB); Francisco Tenório (PMN); Paulo Fernando dos Santos (PT), o Paulão; Renan Filho (PMDB) e o assessor do deputado João Lyra (PSD), Nilton Lins.

O reitor mostrou números que comprovam o crescimento da instituição que, nos últimos dez anos, mais que dobrou o número de vagas. São 5.199 ofertadas anualmente, mas, a partir de 2014, com a implantação de mais sete cursos de graduação, serão cerca de 5.600. “Temos 89 cursos de graduação e vamos passar para 96; 33 mestrados e 11 doutorados e precisamos melhorar a infraestrutura para consolidar a expansão da Ufal. Por isso, estamos buscando essa articulação com nossa bancada”, declarou.

Para Eurico Lôbo, a gestão da Ufal tem a satisfação de abrir o diálogo com a bancada. “Quando buscamos o apoio dos nossos parlamentares é porque, ao defender a Universidade, estamos lutando em prol do desenvolvimento de Alagoas. Por isso, precisamos da participação mais efetiva da bancada. Vamos estabelecer um calendário de reuniões com nossos deputados e senadores”, afirmou, ao destacar que, em 2013, a Ufal não recebeu nenhum recurso de emenda, enquanto a federal de Sergipe ganhou R$ 30 milhões e a do Rio Grande do Norte, R$ 48 milhões.

Todos os parlamentares se colocaram à disposição para contribuir com a Universidade e ressaltaram a importância do encontro. Carimbão disse que é preciso haver essa ligação política com a instituição. “Quanto mais presente a Ufal estiver mais saberemos de suas demandas e, assim, poderemos contribuir. É importante essa junção do técnico com o político em prol da instituição. A Ufal é universal, no sentido de suas ações”, completou.

O senador Benedito de Lira afirmou que não basta apenas a bancada destinar recursos para Ufal. “Precisamos ter a garantia do MEC de que nossas emendas serão liberadas. Vou conversar com os senadores Collor [Fernando, PTB] e Renan [Calheiros, PMDB] para destinarmos emenda, desde que consigamos a garantia do MEC. Vou fazer essa proposição para ajudar a Ufal a concluir sua infraestrutura”, finalizou.

De acordo com o deputado Renan Filho, a inciativa da Ufal de buscar apoio da bancada é muito importante. “A interiorização da instituição alagoana é um dos grandes modelos para o País. Precisamos estruturar esse projeto. Também assumo o compromisso de colaborar com a Universidade. Individualmente ou junto com a bancada, vou colocar emenda para o Campus do Litoral”, disse ao parabenizar o reitor pela iniciativa.

Alexandre Toledo disse ser a primeira vez que discute emenda e se colocou à disposição para se unir à bancada. “Estou muito feliz de discutir propostas para Ufal”, disse. O representante de João Lyra, Nilton Lins, afirmou que o deputado não tem nenhum problema em destinar recurso de emenda para Ufal .

Francisco Tenório também se colocou à disposição quanto às emendas individuais e garantiu apresentar uma emenda para a Universidade. O deputado Paulão parabenizou a iniciativa da gestão em convocar a bancada para contribuir com o crescimento da Ufal. “Quanto à instalação do Campus do Litoral, assumo o compromisso de me unir ao senador Renan e ao deputado Renan Filho em prol desse projeto. Também me proponho a colaborar com o Hospital Universitário”, garantiu.