Ufal investe mais de R$ 20 milhões em tecnologia

Recursos foram destinados à compra de equipamentos, ampliação de fibra ótica, telefonia VOIP e internet wifi

21/10/2013 17h57 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Rodrigo Paes ficou à frente do NTI por quase dois anos

Simoneide Araújo – jornalista

Uma das prioridades da gestão da Universidade Federal de Alagoas é melhorar os serviços na área de tecnologia da informação. O que se pretende é atender as demandas de cerca de 40 mil usuários que compõem a comunidade acadêmica. Para isso, já foram investidos mais de R$ 20 milhões na compra de equipamentos, ampliação de fibra ótica, implantação do sistema VOIP de telefonia e internet wifi nos campi de Maceió e do interior.

Em quase dois anos à frente do Núcleo de Tecnologia da Informação, Rodrigo Paes faz um balanço das ações realizadas para garantir prestação de serviço eficiente. Para prestar contas de tudo que foi feito, Rodrigo Paes fez um comparativo de como estava a Ufal em 2011 e qual a realidade atual. “Nos últimos dez meses, conseguimos instalar 12 quilômetros de fibra ótica no Campus A.C. Simões para melhorar o serviço de internet, o que garantiu rede wifi em quase todas as áreas do campus”, comemorou.

Para Rodrigo, já é possível constatar qualidade e disponibilidade dos serviços de redes e sistemas e a melhoria de aproximadamente 90% na eficiência dos atendimentos realizados pelo NTI. “Além disso, conseguimos prover conexão sem fio em todos os campi e melhorar a integração entre as unidades da capital com o interior e a comunicação interna da Ufal”, confirmou.

Em relação à telefonia, com a implantação do sistema VOIP a Ufal saiu de 430 ramais analógicos para 700 digitais, com previsão e mais 200. “Ampliamos o serviço e reduzimos os gastos com telefone, em aproximadamente 700 mil reais, em menos de dois anos. Também entramos no fone@RNP e, hoje, fazemos ligações gratuitas DDD para todos os estados brasileiros e 27 universidades estrangeiras. Isso não seria possível sem o VOIP”, declarou.

Desafios

Um dos desafios foi assumir a gestão dos processos de compras de Tecnologia da informação e Comunicação(TIC) e, hoje, são 23 sob a responsabilidade do NTI. “Gerenciamos os processos e temos o controle do que vai ser comprado. Acompanhamos tudo, inclusive, temos participação mais ativa nas novas licitações, participando dos pregões. Capacitamos um servidor nessa área e, agora, está mais fácil conduzir o procedimentos”, disse.

A consolidação do novo sistema Pibic, a implantação do sistema de webconferência e videoconferência e da plataforma Moodle 2.0 (EAD) estão entre os projetos concretizados nos últimos 18 meses. Outra conquista é a nova política de e-mail institucional. Saiu de mil e cem usuários para até 35 mil novas contas, passando de uma capacidade de armazenamento individual de 100 megas para 25 GB por conta. “E sabe quanto esse projeto custou para a Ufal? Com a parceria do Google, esse sistema tem custo zero”, garantiu Rodrigo.

Em Arapiraca, o investimento foi de mais R$ 1 milhão em equipamentos que garantiram melhorar os serviços de telefonia e internet. “Melhoramos a gestão de compras e contratos do NTI e a integração entre os sistemas institucionais utilizados na Ufal”, destacou.

O Centro de Ciências Agrárias (Ceca), instalado no Campus Delza Gitaí, em Rio Largo, também foi prioridade nos últimos meses. Foram feitos serviços de fibra ótica e aumento da velocidade de internet, de 2Mbps para 10Mbps. “Nossa perspectiva é aumentar para 100 megabits por segundo”, previu.

Despedida

Após apresentação feita para a gestão e a equipe do NTI, Rodrigo se despediu da direção do núcleo e apresentou seu substituto, o professor Alan Pedro da Silva, também do curso de Ciência da Computação. Ele ressaltou o aprendizado dos quase dois anos à frente do setor, tanto em saber como funciona estrutura do serviço público como na área de gestão de pessoas. “Meu sentimento é de muita gratidão para com o professor Eurico [Lôbo, reitor], a professora Rachel [Rocha, vice-reitora) e todos da gestão, principalmente à equipe do NTI. Agora vou tocar meus projetos de pesquisa”, enfatizou.

O pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, agradeceu a contribuição de Rodrigo Paes e parabenizou seu trabalho à frente do NTI. Ele ressaltou que as áreas de TI e energia são as prioridades da gestão. “Além de todo o investimento para melhorar o sistema de internet, a Ufal uma subestação de energia elétrica. Teremos independência energética a um custo bem menor, porque compraremos direto da Chesf, e com o dobro da capacidade atual”, garantiu.

Os slides da apresentação realizada por Rodrigo Paes estão disponíveis no endereço: http://goo.gl/PHEs6K