Unidade de Penedo recebe Ciclo de oficinas de Produção Audiovisual

13/09/2013 11h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Samy Dantas - Jornalista

Com o objetivo de estimular o olhar cinematográfico e formar novos públicos no interior do Estado, a unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas recebe, no período de 14 a 16 de setembro, a oficina Argumento e Roteiro para Produções Audiovisuais. Ministrado pelo professor Almir Guilhermino, do curso de Comunicação Social, o curso contará com a participação de estudantes das unidades de Penedo, Delmiro Gouveia, Arapiraca e Maceió.

A ideia faz parte da segunda edição do projeto de extensão “Da Lauda ao Filme Itinerante” que, através da primeira turma de estudantes, conseguiu produzir os curtas metragens Menina e 12:40 - este último agraciado pela crítica com o prêmio de Melhor Filme para Reflexão, dentro do Festival de Cinema de Pernambuco, realizado em maio deste ano.

Para Almir Guilhermino, coordenador do projeto, os filmes já produzidos foram frutos do olhar criativo dos alunos. “O nosso objetivo é formar agentes capazes de desenvolver roteiros, produzir vídeos e que possam expandir esse movimento, acompanhando o processo de interiorização do qual a Universidade vem passando”. De acordo com o professor, a Ufal está com um edital aberto para seleção de produções audiovisuais, onde qualquer aluno, técnico ou professor pode concorrer com roteiros cinematográficos, demonstrando o interesse da Instituição em incentivar atividades relacionadas à área.

“Da Lauda ao Filme Itinerante” chega a Penedo com o propósito de levar conhecimentos aos participantes através de um ciclo de três oficinas. A primeira, que acontece de 14 a 16 deste mês, abordará noções de argumento e roteiro para produções audiovisuais. A segunda, programada para os dias 28 e 29 de setembro, trabalhará com a pré-produção de Dezembro, mais um curta do projeto e que será filmado na cidade do Baixo São Francisco. O terceiro encontro, que ocorre entre os dias 09 e 12 de novembro, fará com que os estudantes tenham a experiência em acompanhar as gravações do curta, onde alguns poderão fazer parte da equipe de produção de forma direta.

Para o coordenador geral da unidade de Penedo, Mac Dawison Buarque, o ciclo de oficinas não poderia acontecer em melhor momento. “Estamos às vésperas do Festival de Cinema Universitário que é realizado pela terceira vez na cidade do Velho Chico. Valorizar e dar oportunidades para que os estudantes do interior alagoano possam aprender a produzir seus próprios curtas despertará neles o desejo de participação como público e como concorrente nas edições futuras do festival, aumentando assim o número de consumidores de cultura audiovisual”.

O Festival de Cinema Universitário acontece em Penedo entre os dias 12 e 16 de novembro deste ano e vem se consolidando como um evento que fomenta a produção e circulação audiovisual. Além da Mostra Competitiva, integram a programação do evento Mostra de Cinema Infantil, Circuito Cineclubista, Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, Mesas, Oficinas e Workshops.