Ufal é uma das instituições contempladas no Bota pra Fazer

Programa é uma iniciativa da Endeavor visando promover a cultura empreendedora

27/09/2013 10h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Equipe da Endeavor

Lucas Nutels - Colaborador

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas faz parte de uma das 13 universidades em todo Brasil contempladas com o programa ‘Bota pra Fazer’. A iniciativa da Endeavor pretende através de um corpo docente capacitado no programa fornecer tutoria, livros e disponibilizar uma plataforma online com diversas aulas e atividades sobre empreendedorismo. O conteúdo didático servirá de orientação para que os alunos aprimorem suas ideias e que desta maneira desenvolvam negócios de alto impacto.

De acordo com o coordenador da iniciativa na Ufal, professor Hérmani Magalhães, o programa representa uma mudança de paradigma na educação empreendedora dentro da universidade, já que tornará possível a replicação e a abertura de portas para futuros programas da mesma natureza. Mais de vinte professores da Ufal já passaram pela sabatina de treinamentos, todos realizados localmente com a supervisão de um consultor especializado que certificará os docentes.

O programa é baseado nas diretrizes do Fasttrac, um método de desenvolvimento de negócios de alto impacto elaborado pela Kaufmman Foundation, a maior instituição de apoio ao empreendedorismo do mundo. O ‘Bota pra Fazer’  terá duração de 1 ano, e cada professor ficará responsável por 6 turmas de 20 alunos, sendo 1 turma por bimestre, semi-presencial. Além disso pretende atingir e disseminar a cultura de inovação entre mais de mil alunos. Após a fase de certificação dos docentes os interessados em participar do programa poderão se inscrever junto aos tutores para essa primeira onda do projeto, o qual dependendo do sucesso poderá conseguir uma maior continuidade.