Sarau Mestre Zumba será realizado próximo dia 18

Evento organizado pela Ufal será no Espaço Cultural La Rosa Mossoró, às 19h

11/09/2013 18h27 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

No próximo dia 18 de setembro, o Espaço Cultural La Rosa Mossoró receberá o Sarau “Mestre José Zumba: pensamento em artes afro-ameríndias”, cuja ideia principal é fomentar a discussão dessas artes, com embasamento acadêmico e popular. O evento está sendo organizado pela Universidade Federal de Alagoas, por meio da professora do curso de Dança, Nadir Nóbrega, do cenotécnico da Escola Técnica de Artes (ETA), Jeamerson dos Santos, e dos alunos dos cursos de licenciatura em Dança, Teatro e Música.

O sarau será o primeiro evento público e funcionará como ensaio geral para o principal evento, o Fórum Mestre José Zumba, que acontecerá no dia 8 de novembro. Os dois eventos abrirão espaço para conhecimento e difusão da arte afro-ameríndia, considerada pouco discutida em sala de aula.

De acordo com Nadir Nóbrega, realizadora e coordenadora dos eventos, o sarau e o fórum vêm com o intuito de ampliar o estudo da história negra e indígena nas artes e licenciaturas. “Enquanto professora e mulher negra, eu percebo que essas etnias não estão sendo contempladas com seu devido respeito e compreensão. Estamos criando esse espaço porque existe uma lacuna dentro do processo de criações. Infelizmente, no universo em que vivemos, a arte fica como mero entretenimento”, salientou Nóbrega.

A ideia de levar adiante a discussão étnico-racial surgiu com base na lei 11.645/08 da Constituição Federal, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em estabelecimentos de ensinos fundamental, médio, público e privado.

O público é convidado a assistir a apresentações artísticas voltadas à história de Zumba, com danças coreografadas, recital de música e poesia inspiradas na vida e obra do mestre, e palestra apresentada pelo aluno de Ciências Sociais, coordenador e cenotécnico dos eventos, Jeamerson dos Santos. Além disso, a programação traz debates acerca das artes afro-ameríndias e exposição de algumas obras do homenageado.

Mestre José Zumba

José Zumba foi um artista plástico negro, alagoano, nascido em Santa Luzia do Norte. O artista aprendeu artes plásticas quando morou em Pernambuco e deixou suas impressões em telas que retratam figuras humanas, predominantemente negras, paisagens, manifestações culturais, festas e costumes populares de Alagoas.

Os traços e tons presentes em suas obras marcaram as artes plásticas e a cultura do Estado, e seu legado pode ser encontrado em todo o território alagoano, em prédios públicos, museus e residências.

Parceria: Espaço Cultural La Rosa Mossoró e ONG Patacuri - Cultura, Formação e Comunicação Afro-ameríndio

Serviço:

O quê: Sarau “Mestre José Zumba: pensamento em artes afro-ameríndias”
Quando: 18 de setembro
Onde: Espaço Cultural La Rosa Mossoró, em Jaraguá