Reitor recebe comenda do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas

13/09/2013 09h22 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Com Assessoria/TRT

O TRT/AL homenageará 23 personalidades com a Comenda Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge. A solenidade ocorrerá nesta sexta-feira, 13 de setembro de 2013, às 17h, no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas. A medalha da Ordem do Mérito destina-se a agraciar juristas, personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, bem como servidores públicos por mérito funcionais.

Entre os homenageados, estão a presidenta da República, Dilma Rousseff; a desembargadora do TRT da Bahia, Vânia Jacira Tanajura Chaves; os reitores Eurico Lôbo e João Sampaio, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Centro Universitário Cesmac, respectivamente; o prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão; o monsenhor e doutor em teologia, Pedro Teixeira Cavalcante e o desembargador aposentado do TRT de Minas Gerais, Eduardo Augusto Lobato.

Comenda

A comenda do TRT foi criada em 2 de junho de 1993 com a finalidade de condecorar juristas e outras personalidades nacionais e estrangeiras que tenham se destacado por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho. A Ordem do Mérito é divida nos graus Grã-Cruz, Mérito Ouro e Mérito Prata.

Silvério Fernandes de Araújo Jorge foi escolhido para ser o patrono da Ordem do Mérito do TRT da 19ª Região por ter toda a sua vida dedicada ao serviço do império, sobretudo à magistratura. Nascido no dia 20 de julho de 1817, na Vila de Santa Maria Madalena de Lagoa do Sul (sede, da então comarca de Alagoas), foi promotor público de Maceió, juiz municipal de Penedo e Traipu, juiz de Direito em Cuiabá, deputado estadual por Mato Grosso e Alagoas, vice-presidente da província de Alagoas, fundador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, desembargador do Tribunal da Relação do Maranhão, Pernambuco e Fortaleza, procurador da Coroa e Ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Faleceu em Recife, em 9 de julho de 1893.