Público lota teatro em homenagem aos 40 anos do Corufal

Concerto popular com Coro e Orquestra Sinfônica mostrou avanço da universidade na área artística e cultural

27/09/2013 14h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Coro e orquestra encantaram o público na festa dos 40 anos do Corufal

Simoneide Araújo – jornalista

Música, dança, vozes, instrumentos. Sons uníssonos deram o tom do concerto popular e deixaram a plateia emocionada, com direito a gritos de bravo! Bravíssimo! Assim foi o clima do Teatro Deodoro que abriu as portas em homenagem aos 40 anos do Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), na programação do Projeto Quinta Sinfônica.

A noite de festa reuniu o Corufal e a Orquestra Sinfônica da Ufal que apresentaram repertório de MPB, com músicas de artistas conhecidos do grande público, como Djavan, Chico Buarque, Flávio Venturine, Eliezer setton e as de domínio popular. Nesse embalo, a vice-reitora Rachel Rocha agradeceu a presença de todos e destacou o investimento da universidade em seus equipamentos culturais, como o coro e a orquestra.

Nada mais apropriado que celebrar os 40 anos do Corufal com boa música; é um prazer estar aqui e participar dessa comemoração junto com todos vocês. Estamos vendo o retorno do investimento que fizemos na estruturação dos nossos equipamentos culturais”, declarou e agradeceu o apoio dos parceiros Secretaria de Estado da Cultura e a Diretoria dos Teatros de Alagoas.

Homenagens

O repertório escolhido abriu espaço para os solistas Daniel Lima, Erick Robert, Douglas, Priscila Monteiro e Maria das Vitórias, acompanhados por Ilbert Leaffá, ao piano. Depois, os 70 coristas seguiram a batuta do maestro Gustavo Campso Lima e apresentaram dez músicas, acompanhados pela orquestra. A apresentação do coro também teve a participação dos bailarinos Kelly Mota, Rita Moreira e Ginaldo Santos e do ator Chico de Assis.

Entre uma peça e outra do repertório, o Corufal fez homenagem aos primeiros regentes do coro: Benedito Fonseca, fundador do grupo, Maria Augusta Menezes e Oswaldo Lupi (in memorian). “O Corufal sempre me deu muito prazer; na minha época sempre decidíamos juntos a programação. A Ufal está avançando muito na parte artística; os cantores solistas estão uma maravilha, cantando com muita expressão”, declarou Maria Augusta, ao parabenizar a Ufal pelo avanço na arte.

O maestro Oswaldo Lupi foi representado pelo professor Leonardo Arecippo. “Lupi se foi, mas tenho certeza que ele ficaria muito feliz ao ver esse espetáculo. Acredito que ele assistiu a tudo”, disse Arecippo.

Os integrantes do coro fizeram homenagem ao atual regente Gustavo Campos, que agradeceu a universidade pela confiança em seu trabalho, e a servidora da Ufal, Maria do Carmo Azevedo, uma das primeiras coralistas. Gustavo ressaltou a parceria com maestros Nilton Souza, da Orquestra Sinfônica, e Alípio Martins que também assumiram a batuta.

Próximo concerto

O próximo concerto do Corufal e da orquestra, dentro do projeto Quinta Sinfônica, vai mudar de cenário. Excepcionalmente, não haverá espetáculo em outubro. A apresentação será dia 1º de novembro, às 20h, no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá, durante a programação da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A entrada é franca.