O curso de Medicina Veterinária é estrelado pela primeira vez e recebe selo 3

O empenho, dedicação e parcerias locais, nacionais e internacionais destacam-se nas ações de ensino, pesquisa e extensão

20/09/2013 11h28 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Diana Monteiro - jornalista  

O Dia do Veterinário, 9 de setembro, para a comunidade acadêmica  da Unidade de Ensino Viçosa foi comemorado este ano com uma novidade muito significativa: o selo 3 estrelas concedido pelo Guia do Estudante 2013. O Guia, uma publicação da Editora Abril, passará a circular em todo o país a partir de outubro e insere a Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas no rol dos melhores cursos de graduação do país. 

Para o coordenador do curso Wagnner Porto, o selo 3 estrelas representa um reconhecimento de um trabalho desenvolvido nas áreas de ensino, pesquisa e extensão de forma sintonizada pela comunidade acadêmica da Unidade Viçosa que não mede esforços para o propósito maior: a boa formação acadêmica e o seu reflexo positivo para o desenvolvimento da região agreste e do Estado de Alagoas. O resultado não poderia ser diferente: desde 2011, quando da formação da primeira turma, o curso vem ofertando no mercado de trabalho médicos veterinários qualificados. 

Apesar das dificuldades da Unidade de Viçosa, com infraestrutura ainda deficiente e com um quadro de docentes reduzido para abranger todas as especificidades que a Medicina Veterinária tem, conseguimos atingir os objetivos propostos e formamos profissionais de qualidade que vêm se inserindo no mercado de trabalho e também em programas de pós - graduação do país”, reforça Wagnner. Ele informa que está prevista para o final de 2014 a conclusão do Hospital Veterinário. 

O coordenador destaca a reformulação feita este ano no Projeto Pedagógico  do curso que passou a integrar,  no Campus Arapiraca,  ao tronco intermediário do eixo saúde, agregando-se a enfermagem e ao futuro curso de medicina, previsto para funcionar em 2015. “O médico veterinário passou também a fazer parte do programa federal denominado de Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) e a reformulação do PPP foi para atender esse novo perfil do profissional. A turma que ingressou em medicina veterinária neste segundo semestre letivo já está com a nova matriz curricular”, reforça o professor  Wagnner Porto. 

Ações científicas 

Várias ações científicas são promovidas pelo curso de Medicina Veterinária na região agreste de Alagoas. O professor Wagner Porto destaca como importantes aliadas as parcerias firmadas com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, como a Universidade Complutense de Madrid (Espanha). 

Atualmente ,nove instituições  de ensino superior são importantes parceiras para o dinamismo das atividades do curso e aprendizado dos alunos. São elas: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual da São Paulo , Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

 O Instituto Federal de Alagoas (Ifal),  sobressai-se no Estado, como importante aliado, assim como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Centro de Controle de Zoonoses de Maceió. O curso também conta com o suporte importante da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) para as ações científicas. 

Essas parcerias nos auxiliam nas atividades acadêmicas e de pesquisa. Os alunos realizam o estágio supervisionado obrigatório nessas instituições, onde podem complementar sua formação nas áreas específicas que desejam seguir na vida profissional”, enfatiza Wagnner. 

Aprendizado 

Estão atualmente matriculados no  curso 164 alunos e quase a totalidade do corpo docente é formada por doutores. As ações agregadas ao ensino para a boa formação profissional estão distribuídas em variados grupos de pesquisa e projetos de extensão também na área de medicina veterinária preventiva. 

A promoção de eventos na área com pesquisadores de renome nacional e internacional também oportuniza o aprendizado dos alunos.  Nos dias 18 e 19 de outubro, Maceió sediará II Encontro Integrador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos da Ufal e I Ciclo Nordestino de Atualização em Laminite Equina. O professor Wagnner Porto informou que para o final de outubro está programado um curso de Inseminação Artificial em Ovinos.