Memorial do HU está com inscrições abertas para concurso de literatura

O 1º Concurso Talento da Literatura é destinado a estudantes da área da saúde

12/09/2013 20h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Memorial do Hospital Universitário

Memorial do Hospital Universitário

Diana Monteiro – jornalista 

Estão abertas até o dia 30 deste mês as inscrições para o 1º Concurso Talento da Literatura, na categoria poesia, promovido pelo Memorial do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). O concurso é destinado a alunos devidamente matriculados nos cursos da área de saúde da Universidade Federal de Alagoas. A diretora do Memorial, professora Leda Almeida, destaca a iniciativa que tem como objetivo incentivar a produção literária e revelar talentos. Os   interessados podem inscrever até duas poesias inéditas com temas livres. 

As inscrições são gratuitas e têm como local o próprio Memorial, localizado no térreo do HU, no horário das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas. É necessário na oportunidade, o interessado apresentar o comprovante de matrícula. As poesias, cada uma em três vias, digitadas em fonte arial 12 e impressas, deverão ser entregues em envelopes lacrados constando na parte externa,  o título da obra e o pseudônimo do autor para fins de absoluto  sigilo e integridade do concurso. Em folha à parte, que deverá também estar dentro de um envelope lacrado,  o autor colocará os dados pessoais exigidos pelo regulamento do concurso. 

“Os trabalhos serão julgados por pessoas reconhecidamente capacitadas em literatura, artes ou educação, seguindo critérios de originalidade, valor literário da obra e uso adequado da língua portuguesa”, enfatiza a diretora.

Ela acrescenta que a divulgação do resultado acontecerá no dia 28 de outubro e estará disponível no Memorial e site do HU. Caberão ao primeiro colocado o  prêmio de incentivo no valor de R$ 500 e um diploma. O segundo e o terceiro colocados além do diploma, serão agraciados com o Troféu Talento da Literatura. Poderá haver a entrega de diplomas de “menção honrosa” a quem fizer jus, de acordo com critérios da comissão julgadora. Para mais informações sobre o concurso por meio do telefone 3202- 3916 ou pelo e-mailmemorial@hupaaufal.org ou diretamente no Memorial HU com Elisia ou Amanda. 

Resgate histórico 

O Memorial do Hospital Universitário é o espaço que resgata a história da medicina, do HU e relembra fatos marcantes no mundo através de uma retrospectiva partindo do século XXI. Sob uma nova perspectiva de musealizar dados históricos, o acervo foi criado para contribuir na propagação da cultura e educação para os alagoanos. 

Com traços baseados nos estudos realizados pelo país e na Europa, o acervo do memorial se constitui, portanto, como um equipamento vivo capaz de mobilizar o público interno e externo a visitar um ambiente de aprendizagem, que traz em sua exposição,  fatores evidentes como a modernidade e interatividade. 

“O HU torna-se pioneiro nesta nova perspectiva , pois contar apenas o que já  aconteceu é uma visão ultrapassada. Seguindo a linha emotiva, educativa e interativa, a exposição do Memorial é dotada de uma retrospectiva partindo do século XXI seguindo  até 2011”, destaca Leda Almeida. 

Para retratar a história do Hospital Universitário, em sua estrutura física, há um espaço  dedicado ao equipamento médico utilizado pelos profissionais da área de saúde durante a estadia do Navio- Hospital SS Hope em Maceió, que impulsionou o começo das atividades do HU. “A imensidão de informações existente no acervo só vem a contribuir  com o conhecimento humano”, frisa Leda Almeida. 

Compõem o acervo do Memorial Arthur Ramos sala de exibição de vídeo; parede e plataforma da linha do tempo; e maquete com a atual estrutura do HU. Para fugir da visão nostálgica de que se tem de museu, o espaço apresenta um ambiente dinâmico que prende a atenção  dos visitantes. Como: telas de LCD sensíveis ao toque, projeção especial de iluminação e modernidade na forma de expor todo o material misturando o tecnológico e o dinâmico. O Memorial é aberto ao público diariamente e tem entrada gratuita.