Grupo de Autocuidado promove atividades com portadores e ex-portadores de Hanseníase

Coordenadora Eloia Miranda apresentou aos pacientes, na Sala do Núcleo de Saúde Pública (NUSP), os direitos e deveres dos usuários dentro da proposta do SUS e Previdência Social

12/09/2013 19h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Diana Monteiro - jornalista 

Dentro do calendário de ações programadas pelo Grupo de Autocuidado em Hanseníase, mais um encontro marcou, recentemente,  a participação de portadores e ex-portadores da doença em atividades no Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Universidade Federal de Alagoas, localizada no Campus A. C. Simões. Oriundos da Unidade de Saúde Hamilton Falcão, instalada no bairro do Benedito Bentes, os pacientes recebem orientações sobre direitos e deveres do usuário dentro da proposta do Sistema Único de Saúde (SUS) e Previdência Social. Ele receberam também aplicação neuro funcional para verificação de grau de incapacidade, além de dinâmica aplicada para a autoestima. 

Criado no primeiro semestre deste ano, o  Grupo de Autocuidado tem a coordenação da assistente social Eloia Miranda, e apresenta como proposta de trabalho  promoção da saúde, conhecimento e controle dos fatores de riscos que levam agravos à saúde, visando a melhoria da qualidade de vida. 

“Autocuidado é cuidar de si mesmo, perceber suas necessidades, adotar hábitos saudáveis, conhecer e controlar os fatores de risco que levam agravos à saúde, favorecendo a autonomia para a melhoria de qualidade de vida. O Grupo proporciona aos portadores e ex-portadores de hanseníase uma interação entre eles, oportunizando o conhecimento e a troca de experiência, ferramenta importante de organização e incorporações de saberes e práticas”, frisa Eloia Miranda, destacando que o grupo funciona como espaço de acolhimento e de vínculo. 

O Grupo de Autocuidado em Hanseníase é uma das ações de um projeto em desenvolvimento na Ufal, sob a coordenação geral da professora Clodis Tavares e tem  a parceria da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e Secretaria Municipal  de Saúde de Maceió. O Projeto conta com trabalhos voluntários, interdisciplinar de profissionais da saúde, dentre eles, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente sociais, fisioterapeuta, terapeuta ocupacionais, biomédicos, advogados. 

 Atividade de aprendizado 

Segundo a coordenadora Eloia Miranda,  o Grupo de Autocuidado em Hanseníase é uma importante contribuição de aprendizado envolvidos nas ações das instituições envolvidas (Fits e Ufal). “Oportuniza aos estudantes universitários o conhecimento da realidade social e clínica, com uma visão crítica e reflexiva sobre o panorama epidemiológico e operacional da magnitude, transcendência e vulnerabilidade para o controle da hanseníase”, enfatiza. Uma tarde de lazer, com massagens de relaxamento na Sala de Cuidados do Nusp, além de apresentação de danças regionais e intercultural, foi proporcionada aos portadores e ex-portadores de hanseníase durante o 1º encontro realizado neste semestre.