Escritores alagoanos têm livros mais votados no Prêmio Jabuti 2013

José Marques de Melo e Audálio Dantas encabeçam lista de melhores livros nas categorias Comunicação e Reportagem

25/09/2013 13h37 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Manuella Soares - Jornalista

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade organizadora do Prêmio Jabuti, a mais importante láurea atribuída a escritores e editores do país, divulgou este mês a lista dos melhores livros publicados no Brasil em 2012. Dois escritores alagoanos encabeçam as listas dos premiados na 55ª edição do concurso: Audálio Dantas (na categoria Reportagem) e José Marques de Melo (na categoria Comunicação).

O primeiro prêmio Jabuti, em 1959, foi concedido ao escritor baiano Jorge Amado, pelo lançamento do livro Gabriela, cravo e canela. A edição 2013 acolheu mais de 2 mil inscrições em 27 categorias editoriais, denotando a legitimação do prêmio no espaço intelectual brasileiro.

O livro mais votado na categoria Comunicação em 2012 foi “História do Jornalismo Itinerário crÍtico, mosaico contextual”, de José Marques de Melo pela editora PAULUS. Já o primeiro da lista de mais votados na categoria Reportagem foi o livro “As duas guerras de Vlado Herzog: da perseguição nazista na Europa à morte sob tortura no Brasil”, de Audálio Dantas pela editora Civilização Brasileira.

Os dois escritores alagoanos estarão em Maceió para participar da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que será realizada de 25 de outubro a 3 de novembro, autografando os livros contemplados com o selo Jabuti 2013Radicados em São Paulo, há muitos anos, os intelectuais foram agraciados com o troféu MegaBrasil de Personalidade da Comunicação nos anos de 2011 (José Marques de Melo) e 2008 (Audálio Dantas), mas não perderam suas ligações com a terra natal. Os dois também já foram patronos da Bienal de Alagoas.

Confira as listas completas dos livros mais votados em todas as categorias no site do prêmio Jabuti 2013.