Coordenadores de cursos avaliam bons resultados no ranking da Folha

RUF mede a qualidade das instituições de ensino superior e destacou quatro cursos da Ufal

13/09/2013 23h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Verônica Robalinho, Aline Barros e Francisco Passos comemoram conquista

Lenilda Luna - jornalista

Para os cursos que investem em qualidade de ensino, pesquisa e extensão é sempre importante ter uma boa pontuação em avaliações, tanto dos institutos diretamente ligados ao governo federal, quanto aqueles que têm o reconhecimento público e podem ser considerados bons indicadores, com é o caso do Datafolha. Por isso, o fato de a Universidade Federal de Alagoas ter ficado em 38ª entre as 192 instituições de ensino avaliadas foi uma notícia recebida com satisfação pela comunidade universitária. O Ranking Universitário da Folha (RUF), edição 2013, avaliou 26 cursos da Ufal e destacou quatro deles em qualidade de ensino: Arquitetura (13º), Engenharia Civil (16º), Medicina (41º) e Farmácia (43º).

A diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Verônica Robalinho, explicou que a primeira preocupação no curso de Arquitetura foi entender os critérios de avaliação, já que no Enade, o curso não chegou a ter uma boa pontuação, ficando em 97º. "Em parte porque nossos alunos ainda não se estimularam a participar ativamente desta avaliação do governo federal", explicou ela.

Com relação à avaliação do ranking da Folha, que colocou o curso de Arquitetura em 13º lugar no quesito ensino, os critérios de pesquisa tiveram um peso importante, de acordo com a avaliação da equipe. "Temos uma produção científica relevante, que foi fundamental para esse reconhecimento. Também consideramos que foi inovador que a Folha tenha se baseado em avaliadores externos credenciados pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais] para avaliar o ensino", ressaltou Verônica.

Sobre a inserção no mercado de trabalho, a direção da FAU não teve acesso aos dados detalhados. "Infelizmente também não temos uma pesquisa local para saber como está a absorção dos nossos alunos nas empresas locais", ressaltou a diretora da unidade, que considera importante, em breve, fazer uma avaliação aprofundada desse item.

Farmácia

Em Farmácia, que ficou em 43º, a vice-coordenadora da graduação, Aline Barros, que é também coordenadora da pós-graduação, disse que a notícia foi recebida com entusiasmo. "Temos um curso relativamente novo, implantando em 1996, que contou com o grande apoio do curso de Química, que já tinha uma estrutura mais consolidada. O nosso mestrado foi aprovado em 2012, e estamos agora na segunda turma. Por termos esse investimento recente, esse reconhecimento foi recebido com muita satisfação", relatou.

Aline Barros destacou ainda a produção científica do curso de Farmácia, apesar da implantação recente do curso de mestrado. "Temos muitas pesquisas premiadas e já conseguimos a nossa primeira patente, em parceria com o IQB [Instituto de Química e Biotecnologia] e a Unicamp. Essa qualidade das pesquisas é importante para a formação dos nossos alunos, já que na pós [-graduação], a maior parte dos alunos veio da graduação em Farmácia da Ufal", pontuou Aline.

Ela destacou também uma das partes mais importantes do processo: os estudantes. “Sem dúvida o corpo discente do curso de Farmácia é bem empenhado no desenvolvimento individual e coletivo em termos da graduação e do mestrado”, completou.

O coordenador do curso de Farmácia, Ruy Reis, também comemora o resultado do RUF. “É com grande satisfação que nós, do curso de Farmácia – professores, alunos e técnicos – recebemos a notícia desse resultado. É fruto de todo um trabalho dessa equipe e da coordenação, na época sob o comando do professor Luciano Grillo. Hoje, praticamente, todos os nossos docentes são doutores ou estão cursando o doutorado. Alguns saíram para o pós-doutorado e chegaram recentemente (na UFPE e na Escócia). Enfim, é uma equipe em constante aperfeiçoamento”, ressaltou.

Ruy destacou o empenho dos alunos em corresponder às demandas do curso. Nossos alunos estudam muito e têm mantido contato constante, quase que diário, com a coordenação do curso de Farmácia e com a direção da Esenfar [Escola de Enfermagem e Farmácia]. Isso é bem positivo, pois acompanhamos de perto o andamento das atividades acadêmicas procurando resolver as situações em tempo. Por tudo isso, esse reconhecimento nos orgulha e nos impulsiona a obter melhores resultados. Acabamos de inscrever nossos alunos no Enade 2013 e esperamos obter o melhor resultado”, disse.

Curso de Medicina

Em Medicina, o diretor da Famed, Francisco Passos, avaliou que a 41ª colocação se deveu principalmente à recente reforma curricular, que melhorou o desempenho do curso, voltado agora para a atenção primária e para a humanização do médico. "Buscamos cenários diversificados para essa formação, com uma pedagogia mais ativa e o compromisso com a formação docente", destacou Passos.

O professor considerou que a colocação no ranking não foi uma surpresa, mas questionou a competência da Folha para avaliar as instituições de ensino superior. "Consideramos que os resultados das mudanças curriculares no curso de Medicina e a melhor estrutura oferecida no prédio novo serão melhor avaliados no Enade deste ano. A avaliação deve acontecer em novembro. No último Enade, ficamos em 34º lugar", informou o diretor.