Campus Arapiraca realiza parceria com universidade aberta para idosos

Projeto de extensão conta com a participação de 20 alunos de Arapiraca e Palmeira dos Índios e tem o objetivo de desenvolver oficinas sobre saúde e qualidade de vida dos idosos

11/09/2013 18h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Idosos e comunidade acadêmica da Ufal participaram a aula inaugural

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

O Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas firmou parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade para desenvolver o projeto de extensão “Oficinas multiprofissionais: promovendo a qualidade de vida de idosos no município de Arapiraca”. A Ufal está responsável pelo curso semestral “Envelhecimento Saudável”, que acontece todas às quintas-feiras, no período da tarde.

Sob a coordenação da professora de Enfermagem do Campus Arapiraca, Andreivna Serbim, e da bolsista Kelysse Cavalcante, o projeto tem o objetivo de desenvolver grupos e oficinas semanais sobre saúde, envelhecimento e qualidade de vida. Participam dele 20 alunos dos cursos de Enfermagem e Educação Física, de Arapiraca, e Psicologia e Serviço Social, de Palmeira dos Índios.

“É muito importante para a comunidade acadêmica da Ufal fortalecer uma parceria como essa, que promove o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos de Arapiraca. Será uma experiência enriquecedora para todos nós”, destacou Andreivna.

Aula Inaugural

A aula inaugural da Universidade Aberta à Terceira Idade, em Arapiraca, aconteceu em agosto, na sede da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (Aapiar). Os integrantes do projeto de extensão estiveram presentes e a professora Andreivna explicou como se dá a implantação dos cursos na universidade.

A presidente da Aapiar, Maria de Lourdes Carvalho, falou sobre a iniciativa. “Com muita emoção vivenciamos esse momento, graças à Ufal, à Secretaria Municipal de Educação, à Prefeitura de Arapiraca e outras parcerias. Essa é uma prova de que o idoso é uma pessoa ativa e sempre procura novas experiências enriquecedoras”, declarou.

Durante a aula, houve uma apresentação do coral da terceira idade e a leitura da crônica “O idoso hoje”, de Leonídia Brandão. Também foi feita a declamação de uma poesia de Maria Nina Vieira, idosa que aprendeu a ler e escrever na própria associação.

Como participar

Podem se inscrever na universidade pessoas com mais de 55 anos de idade, vinculadas à Aapiar. As aulas estão acontecendo no endereço: Rua Estudante José de Oliveira Leite, Centro de Arapiraca, em frente ao Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Todos os cursos são gratuitos. Mais informações pelo telefone (82) 9935-5614