Ufal compartilha experiência do Sisu com Universidade Federal de Sergipe

Instituição sergipana aprovou adesão ao sistema a partir de 2014 e recebeu apoio técnico da Ufal

15/08/2013 16h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Reitor recebe equipe da UFS que participou de reunião Copeve

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) visitaram a Universidade Federal de Alagoas para conhecer o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A instituição sergipana aderiu, este ano, ao processo como único meio de seleção a partir de 2014. A reunião aconteceu na última semana, na sede da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), situada no Campus A.C. Simões.

Em maio deste ano, a Ufal foi a Sergipe para relatar a experiência que tem com o Sisu desde 2012. Foram apresentados benefícios e dificuldades em utilizar o sistema e sobre as instituições no Brasil que o têm como meio de ingresso. Após decidirem pela adesão, integrantes da UFS vieram a Alagoas para nova conversa, a respeito dos processos de seleção, matrícula e análise de documentações dos cotistas.

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, explica a colaboração da instituição alagoana para a UFS. “Fizemos um investimento para nos qualificarmos e lidarmos com o Sisu, além de um levantamento no Nordeste e no Brasil. A Prograd, a equipe da Copeve e todos os setores envolvidos têm se dedicado à compreensão do processo operacional do sistema para poder dar esse auxílio”. Em âmbito nacional, o reitor Eurico Lôbo é voz ativa nos diversos fóruns sobre o assunto e, em Alagoas, ele acompanha de perto o andamento do sistema.

Para Amauri Barros, o Sisu é um processo interessante, pois aponta para a democratização do acesso à universidade e da inclusão social. “Alunos de regiões desassistidas agora têm a oportunidade de participar de um vestibular mais concorrido, porque as provas são realizadas em vários locais. Antigamente, com o PSS [Processo Seletivo Seriado] em Alagoas, elas aconteciam em nove cidades e o último Enem foi realizado em 23, sem contar que ainda há a previsão de chegar a 30 cidades”, salientou.

De Alagoas estavam presentes na reunião a presidente da Copeve, Aline Góes; o coordenador do Sisu na Ufal, Zeuxis Costa; o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; e servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Pró-reitoria Estudantil (Proest).

Eles declararam total apoio a esta fase de adaptação pela qual a UFS passará. “Vamos continuar ajudando-os na prática, porque ainda surgem muitas dúvidas e alguns problemas durante a fase inicial”, ressaltou Amauri Barros.

Da UFS, vieram o pró-reitor de Graduação, Jonatas Meneses, e representantes da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV), do Departamento de Administração Acadêmica (DAA) e do Centro de Processamento de Dados (CPD).

A Ufal também já foi convidada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) para tratar da implantação do sistema. “Tanto a UFBA quanto a UFS utilizavam apenas a nota do Enem, mas a partir de 2014 a seleção será feita exclusivamente por meio do Sisu”, concluiu Amauri Barros. Das 17 universidades federais do Nordeste, apenas duas não usarão o sistema unificado para ingresso na graduação.