Rede de Educação Infantil marca presença na Bienal Internacional do Livro

Programação elaborada pela Pró-reitoria de Extensão proporcionará debate para implementar a política de publicação voltada aos resultados de programas e projetos na área

13/08/2013 09h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Professor Eduardo Lyra, empolgado com a Bienal

Professor Eduardo Lyra, empolgado com a Bienal

Diana Monteiro - Jornalista 

Fazendo uma interface com a proposta da 6ª Bienal Internacional do Livro, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas programou uma vasta programação centralizada nas áreas de leitura, literatura, educação infantil e contação de histórias, dentre outros temas, identificados com o evento. 

De acordo com o pró-reitor Eduardo Lyra as ações da Proex na Bienal ocorrerem de 25 de outubro a 1º de novembro, e o destaque fica para o 1º Encontro da Rede de Educação Infantil da Ufal. “Além de debates temáticos voltados, por exemplo, à leitura expressiva na extensão universitária, políticas de livro e leitura, formação de acervos e encantamento do leitor, teremos ainda oficinas e minicursos”, frisa Eduardo. Também haverá apresentação da Orquestra Sinfônica da Ufal.  

Eduardo Lyra diz que a Bienal Internacional do Livro é um grande espaço que agrega ações envolvendo ensino, pesquisa e extensão e a Pró-reitoria de Extensão não poderia deixar de se inserir na programação. “A ideia de participação surgiu a partir do levantamento da potencialidade dos projetos e programas registrados na Proex”, enfatiza.  

No Plano de Ação da Proex há a necessidade de implementação da política de publicação dos resultados, com várias obras já publicadas dos resultados dos programas e projetos. Como ações concretas, nesse contexto, tem o lançamento dos projetos “Intacta Retina” e “Mora na Filosofia”, em abril deste ano. “Entendemos que seria importante aproveitar o momento da Bienal Internacional do Livro para realizarmos um seminário onde discutiremos e acolheremos as diversas propostas para a construção de uma linha editorial”, destacou o pró-reitor.