Projeto de extensão usa jogo de xadrez no processo de aprendizagem

Atividade atende universitários da UAB, professores e coordenadores pedagógicos

05/08/2013 12h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Jovens e adultos participam do projeto de extensão

Juliana Cavalcanti – estudante de Jornalismo

O projeto de extensão “Jogo de Xadrez na Aprendizagem” existe desde o semestre passado e, agora, está com nova proposta: trabalhar com alunos universitários da modalidade de Educação a Distância (EAD), coordenadores pedagógicos e professores da rede pública do município de São José da Laje. O novo formato terá início nesta terça-feira, 6, e possui carga horária de 120 horas, distribuídas entre encontros on-line e encontros presenciais com os cursistas, que desenvolverão nas escolas que trabalham os conhecimentos aprendidos.

Inicialmente, o projeto atendeu 20 crianças de uma escola da zona rural da cidade e, agora, foi apresentado para o programa Brasil Alfabetizado Empresa-Escola, totalizando 16 turmas de jovens e adultos. A primeira etapa será conceito de planejamento, plano de aula, elaboração de projetos, para depois passar para o aprendizado das estratégias do jogo. Em seguida, a proposta segue para as escolas em que os conhecimentos serão desenvolvidos com as crianças e os jovens. Os quatro encontros presenciais serão de acompanhamento direto entre docente, tutores-monitores e cursistas.

Para a coordenadora do projeto, Madileide de Oliveira, trata-se de um trabalho multiplicador que envolve estudantes de licenciatura, profissionais da educação básica e a comunidade local. Gilberto Galdino e Neide Almeida são monitores tutores do projeto e acreditam na importância dele para a sociedade. “O jogo de xadrez nos leva a refletir. Quando iniciei o trabalho, comecei a pensar nas minhas próprias práticas como professor, porque muitas vezes a gente prepara uma aula por impulso e agora consigo analisar a melhor estratégia para conquistar o avanço do meu aluno”, afirmou Gilberto.

Segundo ele, a atividade trabalha o raciocínio e o comportamento. Os alunos estão dando continuidade à prática do jogo, um ponto importante no aprendizado. Além disso, o xadrez tem caráter interdisciplinar e auxilia no próprio planejamento curricular da escola.