Programa de Monitoria em Arapiraca oferece oficina de orientação

Um dos objetivos do programa é despertar nos estudantes interesse pela docência

28/08/2013 22h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Professor Márcio Aurélio orientou estudantes

Professor Márcio Aurélio orientou estudantes

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo 

Cerca de cem monitores e orientadores do Campus Arapiraca receberam instruções sobre procedimentos do Programa de Monitoria da Universidade Federal de Alagoas. O encontro aconteceu na manhã da última quinta-feira (22), no auditório do campus. A atividade foi conduzida pelo diretor-geral Márcio Aurélio Lins, e Maria José, ambos do campus, e por Cristina Castro, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). 

O Programa de Monitoria é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica dos alunos e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação. Envolve professores e discentes que passam a ser orientadores e monitores.

Um dos objetivos do programa é despertar nos estudantes o interesse pela docência. Além disso, permite criar condições para o monitor aprofundar seus conhecimentos na disciplina e ainda auxiliar o professor em suas atividades de ensino por meio da intermediação com os demais discentes. 

É considerado monitor da Ufal o aluno regularmente matriculado em curso de graduação e aprovado em processo seletivo do Programa de Monitoria. Ele desenvolve, sob a supervisão do professor orientador, funções vinculadas a um roteiro de atividades do Plano de Monitoria da unidade acadêmica.