Parcerias ampliam atendimento a usuários do SUS no HU

Termo de Compromisso foi assinado entre Ufal, governo do Estado e Prefeitura de Maceió para melhorar serviços de atenção à saude

13/08/2013 20h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Reitor Eurico Lôbo assina Termo de Compromisso

Reitor Eurico Lôbo assina Termo de Compromisso

Diana Monteiro - jornalista 

A rotina no Hospital Universitário foi marcada na manhã desta terça-feira, 13 com a assinatura  do Termo de Compromisso entre a Universidade Federal de Alagoas, governo do Estado e Prefeitura de Maceió para implantação e dinamização de ações e serviços de melhoria de atenção à saúde destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O investimento total para a execução da parceria é de pouco mais de seis milhões (R$ 6.122.706,72) destinados ao aumento da oferta e a melhoria da atenção em especialidades como Oncologia, Oftalmologia, Materno-infantil e Radiodiagnóstico em Maceió.  Serão destinados também 18 leitos de oncologia, destes, dez ficarão à disposição de pacientes oriundos do Hospital Geral do Estado. 

A cooperação proporcionará ainda o acompanhamento dos indicadores de gestão hospitalar, políticas públicas do SUS, de vigilância em saúde e de atividades educacionais e pesquisa. Por causa da parceria, serão utilizados agora equipamentos de última geração para ultrassonografia, ressonância magnética e tomografias. 

Conforme o Termo de Compromisso, o Hospital Universitário  terá que realizar, mensalmente, 258 biópsias, 326 tomografias, 166 ressonâncias magnéticas, 1.387 ultrassonografias e 231 cirurgias oftalmológicas de média e de alta complexidade. Com ampliação e implantação desses serviços, o documento também prevê a contratação de 134 profissionais.  

Padrão de qualidade 

O reitor Eurico Lôbo destacou a importância das parcerias firmadas em prol da saúde pública de Alagoas e o que representa o HU para a sociedade, assim como o papel que tem como hospital escola para os cursos da área de saúde da Ufal. “Não foi fácil chegar onde chegamos e sei do empenho de todos para colocar o Hospital Universitário no padrão de qualidade da saúde pública disponível para a população alagoana. Considero  esse momento muito especial  por ter começo, meio e fim,  pois proporcionará a  implantação definitiva da ações em benefício da sociedade”. 

O reitor destacou também o fundamental  apoio do  Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral da República e Ministério Público Federal para a concretização dessa nova fase e agradeceu o empenho do secretário de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra, e do diretor do hospital, Paulo Teixeira. 

Os seis anos de luta, ainda iniciada na gestão da então reitora Ana Dayse Dorea, em busca de uma solução definitiva, foram citados pelo diretor Paulo Teixeira. O secretário João Marcelo Lyra relembrou os tempos de aluno do curso de Medicina da Ufal e do importante papel do HU na sua formação profissional. “Essa cooperação é parte de um projeto de reconstrução da saúde da população sofrida”. A assinatura do Termo de Compromisso foi considerada pelo secretário Estadual de Saúde, Jorge Vilas Boas, como um momento histórico e resultante de um trabalho de mãos dadas, priorizando a ampliação de serviços qualificados para a população mais carente. 

“Doente é doente e ele tem que ser atendido, não importa de onde seja ou de onde venha”, afirmou o prefeito Rui Palmeira, enfatizando a importância do HU, que recebe pacientes de todo o Estado e não só da capital. “Estou muito satisfeito com o convênio firmado e com as muitas ações traçadas na área de saúde pela Prefeitura de Maceió”.  

O governador Teotonio Vilela destacou a ampliação de leitos e ativação de serviço e disse que pela primeira forma-se verdadeiramente uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde.  “Nesse momento concretiza-se o vetor de promoção da qualidade de vida das pessoas”. 

Presenças

A solenidade, realizada no hall do hospital, contou também com a presença da Procuradora da República Roberta Bomfim e do representante do Ministério Público Estadual, Ubirajara Ramos, fundamentais, assim como o Ministério Público do Trabalho (MPT) na concretização do Termo de Compromisso no que se refere a autorização para contratação de pessoal e abertura de concursos públicos específicos.