Ludoterapia: congresso vai abordar a brincadeira no tratamento infantil

O grupo de palhaços doutores, formado por estudantes universitários, está com inscrições abertas

14/08/2013 10h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Manuella Soares - Jornalista

Há quem diga que o sorriso é contagioso. Outros acreditam que o sorriso é capaz de curar! Há 11 anos o grupo Sorriso de Plantão, formado por estudantes universitários de várias instituições, aposta nesse remédio sem contraindicação no tratamento de crianças. A ludoterapia é a receita do projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, que vai promover o 2º Congresso Alagoano Interdisciplinar que tem como tema “O brincar respeitando as diversidades”, de 4 a 6 de setembro, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). As inscrições estão abertas.

Para se inscrever, basta acessar o site do congresso e seguir as orientações. O objetivo do evento é promover discussões a respeito da influência da brincadeira na criança, através de vários profissionais, como artistas, profissionais da saúde, da educação, do direito, e acadêmicos de diversos cursos, além de outros participantes que dedicam as tardes de sábado para alegrar as crianças hospitalizadas.

Serão quatro eixos abordados na programação do congresso: Diversidades, Institucional, Profissional e Artísticos. De acordo com a organização, estudantes, professores e profissionais poderão se inscrever para participar de palestras e oficinas. Confira aqui a programação completa. Baseadas em atividades lúdicas, as oficinas ofertadas são de pintura facial; musicalidade; o lúdico na terapia fonoaudiológica; e características e funções do brincar. Durante o evento, também será apresentado um pouco sobre a história e o trabalho dos 11 anos de existência do Sorriso de Plantão.

O Sorriso de Plantão

O projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Universidade Estadual das Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal), tem como prioridade proporcionar o bem-estar de crianças internadas nas enfermarias pediátricas do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), do Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE) e do Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA – “HDT”).

O trabalho visa a uma possível recuperação em um período mais curto e à humanização da prática médica no acolhimento, na tentativa de modificar a rotina hospitalar que já é bem difícil devido a vários fatores. Inspirado nas ideias dos palhaços doutores, de São Paulo – que ficaram conhecidas mundialmente pelo filme baseado na história de Patch Adams, ”O Amor é Contagioso “(1998), o Sorriso de Plantão tem o objetivo principal de amenizar o sofrimento do período de internação das crianças internadas no setor de pediatria e queimados, acreditando que é possível reduzir o tempo de internação, e principalmente, os traumas hospitalares.

Formado por um grupo de universitários, de várias instituições, o projeto interdisciplinar envolve estudantes voluntários que além das visitas hospitalares, promovem eventos e campanhas para doação de sangue aos hospitais e hemocentros. O grupo de palhaços doutores é coordenado pela enfermeira Maria Rosa da Silva e pelo médico pediatra Cláudio Fernando Rodrigues Soriano.